Equipe do Hospital Dr. Jackson Lago leva paciente a Parque Ambiental do Pericumã como ação terapêutica

Há dois meses internado para tratamento dialítico em uma das enfermarias do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, o paciente Valdemir de Jesus Costa, de 23 anos, participou de um passeio especial. Ao perceber sinais de ansiedade e tristeza no paciente, que realiza três sessões semanais de hemodiálise, as equipes de enfermagem e psicologia da unidade, que faz parte da rede estadual de saúde, decidiram levar Valdemir para um passeio ao Parque Ambiental Pericumã.

O passeio, autorizado pela equipe médica e acompanhado por um familiar do paciente e uma equipe multiprofissional, teve direito a água de coco e um lindo pôr do sol à beira do Rio Pericumã. “Estou há dois meses internado e esse passeio foi legal. Agradeço muito a todos vocês. Vocês são meus amigos agora. Muito obrigado por esse momento”, disse Valdemir aos profissionais da unidade, após finalizar o passeio ao Parque Ambiental.

A atividade integra o projeto voltado a proporcionar momentos de saúde mental a pacientes com longo período de internação. A iniciativa também promove passeios com pacientes que estão em cuidados paliativos, assistência oferecida aos pacientes que possuem alguma doença que ameace a vida, visando ao alívio do sofrimento.

Para que o passeio pudesse ser realizado, os profissionais de saúde adotaram todas as medidas de higiene e segurança para o período, como uso de máscaras, distanciamento social, entre outras.

De acordo com a coordenadora de enfermagem da unidade de saúde, Luize Caroline Silva Melo, a ação humanizada ajuda a melhorar a autoestima do paciente e os resultados também são sentidos no tratamento.

“Valdemir é um paciente jovem e notamos que ele estava muito triste. Por isso, decidimos resgatar esse projeto de levar pacientes que estão muito tempo internados e aqueles em cuidados paliativos para um passeio. Essa assistência mais humanizada proporciona um momento de alegria e faz com que eles se divirtam. Nosso intuito é fazer isso, pelo menos duas vezes por semana”, explicou a enfermeira.

O Hospital Regional Dr. Jackson Lago, vinculado à rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência para 42 municípios da região da baixada maranhense e atende pacientes regulados pela rede estadual. O serviço é gerenciado pelo Instituto Acqua.