Equatorial Maranhão reinaugura posto de coleta E+ Reciclagem em Imperatriz 

Na manhã desta quarta-feira (28), a Equatorial Maranhão reinaugurou o posto de coleta do E+ Reciclagem na Praça da Prefeitura, em Imperatriz. O ponto, anteriormente localizado na Nova Imperatriz, foi realocado para a Rua Simplício Moreira, no Centro. Para marcar o início das atividades no novo endereço, a Distribuidora realizou uma cerimônia que contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal, além de membros da comunidade e líderes de entidades sociais.

A cliente Mariah Milta, visando receber descontos em sua fatura de energia e contribuir para o meio ambiente, aproveitou a oportunidade para levar diversos tipos de materiais para reciclagem até o novo ponto de coleta. A dona de casa ressaltou a importância de ter um local de coleta em seu bairro.  “É um projeto muito bom! Vai ajudar muito no valor da minha fatura de energia, economizar sempre é bom para o bolso. É a primeira vez que trago materiais, pois os outros quiosques ficavam mais distantes e eu não podia me deslocar até lá. Agora que este ponto está mais perto, posso trazer materiais diariamente”, disse a moradora.

Atualmente, Imperatriz conta com três postos do E+ Reciclagem disponíveis para a comunidade trocar resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. O ponto de coleta está disponível para receber resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal e eletrônicos. Para contribuir e receber bônus na conta de luz, basta dirigir-se até o local levando a fatura de energia e os resíduos limpos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Para a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, o projeto E+ Reciclagem, demonstra a responsabilidade da Distribuidora junto a sociedade e ao meio ambiente. “Por meio desse projeto as pessoas podem designar seu lixo corretamente. Aqui recebemos papel, plástico, dentre outros materiais. Isso é excelente, tanto para o meio ambiente quanto para o nosso cliente, pois os resíduos recebidos podem ser convertidos em bônus na conta de energia. Sem dúvidas é um projeto importante para a transformação da sociedade em termos de sustentabilidade, uma vez que esse lixo poderia ser despejado em rios e riachos e causar transtornos à população. A iniciativa reforça o compromisso da Equatorial com a sociedade e com o meio ambiente”, pontua.

Saiba mais sobre o E+ Reciclagem

Os postos de coleta fazem parte do projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e visa realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica dos consumidores. Esse benefício varia de acordo com a quantidade e tipo de material, podendo ser aplicado na conta contrato do cliente ou doado a instituições filantrópicas.


Ao longo dos mais de 12 anos de existência, o projeto já contemplou mais de 196 mil clientes. Somente em 2023, a iniciativa recebeu mais de mil toneladas de resíduos em seus 13 pontos de reciclagem espalhados pelo Maranhão, resultando em descontos na conta de energia que totalizaram mais de 160 mil reais

A cidade de Imperatriz conta com três postos localizados nos seguintes endereços: sede administrativa da Equatorial Maranhão – BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento; bairro Bacuri – rua Leôncio Pires Dourado, nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); e agora na Praça da Prefeitura – Nova Imperatriz, rua Simplício Moreira, Centro.