Equatorial Maranhão certifica primeira turma da Escola de Eletricistas em Imperatriz

Na manhã desta terça-feira (07), a Equatorial Maranhão formou 23 novos profissionais na cidade de Imperatriz, por meio do programa Escola de Eletricistas, projeto de capacitação gratuita proporcionado pela Distribuidora em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A capacitação oferece gratuitamente educação, prepara para o mercado de trabalho e conta com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de curso profissionalizante e mais de 112h de curso comportamental. Todos os participantes receberam material e ajuda de custo durante a formação.

O evento de certificação foi realizado na sede da Equatorial Maranhão, em Imperatriz e contou com a presença do Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Adailson Andrade, demais representantes da distribuidora, além do Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), João Neto Franco, e de outros colaboradores do grupo SENAI/FIEMA.

O aluno Ryan Thallisson foi o orador da turma e agradeceu pela iniciativa promovida pela Equatorial e pelo SENAI. Para o aluno, o curso, além de levar conhecimento, trouxe desenvolvimento profissional, técnico e pessoal a todos que participaram. “Agradecemos a Equatorial Maranhão, ao SENAI e todas as pessoas que viabilizaram o projeto pela oportunidade de, a partir dessa capacitação, podermos alçar voos maiores na nossa trajetória, pois mais do que uma jornada de absorção de conhecimento, foi uma jornada de transformação, onde podemos identificar falhas e corrigi-las, melhorando nosso rigor técnico, profissional e valores pessoais. Desejo que nós, enquanto eletricistas, venhamos sempre buscar o conhecimento, nunca deixarmos de evoluir”, pontuou.

Na ocasião, o Superintendente da Regional Sul, Adailson Andrade, parabenizou os novos profissionais e ressaltou o compromisso da Distribuidora com a responsabilidade social. ”É uma satisfação imensa para a Equatorial a formatura desta primeira turma de eletricistas em parceria com o SENAI. Vai ser uma contribuição muito importante para o mercado local e regional, que receberá profissionais com elevado nível de capacitação, que durante todo esse período estiveram estudando, tiveram a possibilidade de passar pelas mais importantes disciplinas e agora possuem a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho’’, destaca.

O Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), João Neto Franco, comentou sobre a parceria com o programa Escola de Eletricistas e destacou a importância de oportunizar à população uma educação qualificada. “Para nós da FIEMA e do SENAI é muito importante essa parceria com a Equatorial porque leva ao mercado pessoas treinadas, capacitadas e que vão fazer um diferencial em suas vidas através da educação, porque acreditamos que a transformação de um povo sempre se deu e sempre se dará através da educação. É uma parceria de sucesso porque promove a qualificação e a capacitação de pessoas que realmente vão estar no mercado de trabalho preparados para atender às expectativas do setor”, concluiu.

A Equatorial Maranhão investiu na construção de redes elétricas didáticas, feitas especialmente para o curso profissionalizante no SENAI. As redes são compostas por quatro circuitos e por todos os tipos de padrões que a distribuidora utiliza na parte de construção, desde redes compactas até redes convencionais. A rede foi construída em dois formatos, contendo uma parte mais baixa que permite que o eletricista na fase inicial não precise subir escadas ou se elevar do chão para realizar as atividades, até que ele ganhe habilidade e confiança. Já a parte elevada na altura padrão é composta por baixa tensão e média tensão, com medidores, caixa padrão, reguladores, bancos capacitores e rede space, um tipo de construção moderna.

Vale ressaltar que as aulas da primeira turma da Escola de Eletricistas de Imperatriz começaram em julho deste ano e, até o final de 2023, o mercado de trabalho da região contará com mais profissionais capacitados. No próximo mês, a Distribuidora irá formar mais duas turmas de eletricistas, sendo uma composta 100% de mulheres, em São Luís, e outra turma mista em Imperatriz, totalizando 6 turmas realizadas pela Equatorial Maranhão do início do projeto até o final de 2023.

Sobre a Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. O projeto teve início no ano passado em cinco estados de concessão do Grupo Equatorial e somando as turmas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Amapá, através da iniciativa já foram certificados mais de 400 novos eletricistas aptos para o mercado. Além disso, o nível de empregabilidade de alunos egressos da Escola de Eletricistas é de cerca de 50%.

O E+ Profissional é uma iniciativa das Distribuidoras do Grupo Equatorial Energia alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Empresa é signatária e que tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.