‘Entre Mundos’ destaca as vozes negras para falar do ‘Black Lives Matter’ e da violência policial nos Estados Unidos
O episódio ‘Vozes Negras’, do programa ‘Entre Mundos’ deste domingo (12/12), às 22h30, na CNN Brasil, é focado nos desdobramentos da onda de protestos anti-racistas e contra a violência policial que movimentaram os Estados Unidos e repercutiram no mundo inteiro, no ano passado. Pedro Andrade conta a história que começou em maio, após a morte de George Floyd, por um policial da cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota.
O episódio faz uma reflexão sobre o significado da expressão ‘Black Lives Matter’ (vidas negras importam), que deu nome ao movimento que surgiu. “Eu costumo dizer que alguns acontecimentos mudam a vida não só de uma pessoa, não só de uma comunidades, não só de um país, mas mudam o mundo”, afirma Pedro Andrade.
Em Nova York os protestos foram diários, por mais de um mês, com confrontos e depredações. Um ano depois do conflito, o ‘Entre Mundo’ visitou as áreas onde a cultura negra é mais presente em Nova York, como o bairro Bedford-Stuyvesant (Bed-Stuy), com de 78% de moradores negros, no centro do Brooklyn.
Pedro Andrade conhece pessoas que sofreram com discriminação e racismo e ativistas que desenvolvem iniciativas para melhorar a situação da comunidade. Ele entrevista a editora de moda Rajni Jacques e o médico Rob Gore, que recebeu o prêmio “Herói da CNN”, por ter criado a Iniciativa Reis Contra a Violência (KAVI), com programas anti violência em hospitais, escolas e comunidades. “Devo dizer que salvar uma vida é uma coisa incrível, porém, mais poderoso do que isso é evitar que uma pessoa se torne um paciente”, acredita o médico.
O apresentador também visitou o restaurante popular vegano da chef Latisha Daring. “Minha mãe chora quando vem aqui, porque ela sabe que daqui vem o sustento da família dela e que vai pagar a faculdade da minha filha”, afirma a empresária.
*Entre Mundos, com Pedro Andrade, vai ao ar todos os domingos às 22h30min, com reapresentação às segundas-feiras, às 05h15min.
Sobre a CNN Brasil
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020, produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e, ainda, em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 11 prêmios e, em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.