Entenda a importância da educação digital nas escolas.

A tecnologia é, sem dúvidas, uma ferramenta que representa evolução na sociedade. Por meio dela é possível ter acesso a diversos tipos de informações, gerar e compartilhar conhecimento rompendo distâncias. E quando a linguagem digital é incorporada no dia a dia dos estudantes, os benefícios na hora de aprender são inúmeros. Este ano, o Governo Federal sancionou a Política Nacional de Educação Digital (Lei nº14.533) com o objetivo de garantir o acesso aos recursos digitais. O tema também foi destaque na primeira assembleia geral deste ano do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Maranhão (Sinepe/MA).

“A educação digital insere a tecnologia nos métodos de ensino para promover aprendizagem mais significativa, gerando processos mais dinâmicos na construção do conhecimento”, assim define a gestora educacional e vice-presidente do Sinepe, Ana Lília Figueiredo, que explica ainda como essa estratégia também auxilia na relação entre aluno e professor: “Proporciona aos educadores um universo imenso com inúmeras possibilidades, aumentando as chances de gerar engajamento nos estudantes, por eles já serem nativos digitais. A educação digital provoca o uso de abordagens inovadoras por parte dos docentes, desafiando-os a quebrarem paradigmas pedagógicos”, afirma.

Alguns elementos da educação digital, de acordo com a vice-presidente, ganham destaque em sala de aula: a gamificação, ou seja, uma ferramenta que aplica estratégia dos jogos em atividades do dia a dia; robótica; letramento digital; programação; maker e a realidade virtual aumentada que, ao serem incorporados na aprendizagem, preparam o aluno para um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

A professora destaca também que desenvolver a educação digital nas escolas influencia de maneira positiva na realidade dos estudantes. “Há melhoria na qualidade do ensino, inserindo os alunos em diversos espaços educacionais virtuais e desafiadores. Além disso, é possível observar a motivação por meio de aulas inovadoras e interativas, melhorando a eficiência dos jovens”, relata.

Vale lembrar que ensinar com o auxílio da tecnologia também gera democratização do acesso à informação e prepara cada vez mais estudantes para novas modalidades, como a educação à distância (EAD), por exemplo. Por isso, é essencial introduzir a cultura digital nas escolas, já presente todos os dias na vida das pessoas, para que seja utilizada com responsabilidade, facilitando e ampliando conhecimentos.