Giro de Noticias

Eneva e Vale fecham acordo para fornecimento de gás no MA

A Eneva, empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, firmou contrato com Vale para viabilizar o fornecimento de gás natural para a Usina de São Luís, no Maranhão, a partir de 2024. A nova fonte energética substitui o óleo combustível e permitirá uma redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estimada em 28%.

O contrato segue a recente regulamentação implementada pelo marco do Novo Mercado de Gás, que possibilita a contratação no âmbito do Mercado Livre. Além dos ganhos ambientais, esta ação sinaliza também aderência ao movimento nacional de abertura do mercado de gás natural, que preconiza um ambiente mais dinâmico e competitivo.

A Eneva vai fornecer para a Vale a partir de suas concessões de exploração e produção de gás natural na Bacia do Parnaíba, onde será instalada uma unidade adicional de liquefação do insumo – com capacidade instalada de 300 mil m3/dia. Com essa nova planta, a capacidade total de liquefação no Complexo do Parnaíba atingirá 600 mil m3/dia. Esse volume será destinado majoritariamente para atender aos contratos com a Suzano, anunciado recentemente, e com a Vale. O investimento total estimado para a implantação das duas unidades de liquefação é de R$ 980 milhões.

De sua parte, a Vale consolida o uso do gás natural em todas as suas plantas de pelotização. A iniciativa vai contribui para a meta de redução em 33% de suas emissões de carbono diretas e indiretas da mineradora até 2030. Além de São Luís, a empresa opera usinas de pelotização no Espírito Santo, em Minas Gerais, e em Sohar (Omã). Com os contratos firmados com a Eneva, fornecedora de gás natural, e a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), distribuidora que levará o combustível até a usina, a planta de São Luís deixará de usar óleo combustível.