Empréstimo consignado e pandemia

Com a derrubada da economia global em 2020 através dos efeitos da pandemia de coronavírus, o Brasil foi extremamente impactado pelas restrições sanitárias impostas à atividade econômica. Seja pela queda da renda familiar ou pelos adiamentos de investimentos em projetos empresariais e pessoais, muitas pessoas tiveram sérios problemas para conseguir pagar suas despesas básicas até como financiamento da casa própria.

Por conta disso, recorrer a empréstimos para reparar os danos financeiros resultantes de uma mudança repentina no panorama econômico foi a saída encontrada por muitos indivíduos. Essa foi a solução encontrada para atravessar esse momento desafiador da baixa circulação de pessoas e da restrição de atendimento por diversos setores da economia.

Como modalidade de empréstimo, o do tipo consignado se tornou uma ótima opção para encarar o atual cenário cheio de incertezas no curto. Você quer entender mais sobre esse tipo de crédito? Basta continuar lendo esse artigo!

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que a instituição financeira usa o salário como garantia para minimizar os riscos da operação. Por conta disso, o valor das parcelas mensais é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício de quem tomou o empréstimo.

Cada organização financeira tem uma política própria para o prazo do pagamento do empréstimo. Eles também levam em consideração a ocupação da pessoa que tomou o crédito.

Normalmente, o prazo para pagamento do empréstimo consignado é de até 48 meses ou quatro anos, no entanto, em alguns casos, pode chegar até 72 meses.

Mas qualquer pessoa pode fazer a solicitação? Não! Existem alguns pré-requisitos, além da renda fixa e mensal. Quem pode solicitar são:

? Aposentados;

? Pensionistas do INSS;

? Funcionários públicos;

? Militares das forças armadas;

? Trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

Quais as mudanças em meio a pandemia

Antes da pandemia, as regras das instituições financeiras permitiam a concessão de 35% de empréstimo sobre o salário ou benefício. Agora, já está liberado o aumento para 40% no crédito, como também o período de carência ser maior.

Porém, segundo a determinação do governo que vai até dia 31 deste ano, bancos e instituições financeiras podem oferecer carência de até 120 dias. Essa regra vale tanto para contratos novos como antigos, além de juros calculados sobre o tempo que o tomador não conseguir pagar as parcelas.

Publicado em março deste ano, a expansão do empréstimo começou a valer a partir de abril. Esse pacote do governo, que saiu no Diário Oficial da União, faz parte de uma iniciativa que está tentando minimizar os impactos negativos da covid-19 na economia brasileira.

Vantagens do empréstimo consignado

Por conta do baixo risco de inadimplência, mesmo com o atual cenário econômico, as taxas são as menores entre todas as modalidades de empréstimo. Na verdade, a maior relação é que o rendimento salarial é utilizado como garantia da operação.

A grande vantagem do consignado é que como o crédito possui garantia, a organização financeira entende que há uma chance muito menor de levar calote. Então sempre oferecerá as melhores condições de pagamento. A taxa média de juros no ano varia entre 20% e 35%.

Além disso, na comparação com qualquer outra modalidade, o consignado é a melhor escolha a longo prazo. Não somente pelos juros baixos e pela acessibilidade, mas por conta de ser um excelente recurso para resolver problemas ou alcançar algum objetivo.

Onde solicitar online

Existem diversas instituições financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo virtualmente. A melhor maneira de você pesquisar pelas menores taxas de juros é usar simuladores online. Eles estão disponíveis em sites da internet e a grande vantagem é poder comparar todos os bancos e outras empresas de crédito de uma vez só.

Além disso, você pode realizar todo processo diretamente da sua casa, com comodidade e segurança. Uma das dicas é entrar no site da fintech Juros Baixos que através desse link: https://jurosbaixos.com.br/emprestimo-consignado-online, você consegue ter mais informações e comparar todas as possibilidades com resultados rápidos.

Não tenha medo!

Mesmo com os efeitos da pandemia nesse último ano, o Brasil é um dos países que mais utilizam o empréstimo consignado. No ano de 2019, essa modalidade de crédito foi a que mais cresceu, em torno de 37%. E, com certeza, as taxas de juros baixas foram o grande motivo para tornar a modalidade mais atraente e popular em comparação aos outros tipos.

Somando à iniciativa do Governo que foi aprovada como parte dos esforços no enfrentamento à pandemia de coronavírus, se você for organizado e cauteloso, o empréstimo consignado é a melhor escolha tanto para ajuda como para investimento.

Você concorda com a afirmação acima sobre o crédito consignado ser um dos melhores recursos a ser solicitado nesse momento frágil da nossa economia? Caso sua resposta seja negativa, coloque nos comentários o motivo abaixo para que possamos te ajudar nesse momento!