Giro de Noticias

Empreendedorismo digital tem previsão de alta em 2023: veja como aderir

O empreendedorismo digital vem crescendo a passos largos nos últimos tempos. E mesmo que 2022 tenha sido um ano turbulento, com Copa do Mundo fora de época, guerra na Ucrânia e eleições presidenciais, o movimento não desacelerou, muito pelo contrário.

A saber, foram 3,3 milhões de CNPJs abertos durante o ano que passou, sendo 1.067.658 de startups, segundo o painel Mapa de Empresas. Desse modo, é visível como o empreendedorismo ainda é encarado com otimismo pelos brasileiros, e o quanto o mundo digital é significativo nesse total.

Assim sendo, ter um negócio digital pode ser uma excelente opção para quem quer empreender, visto que a burocracia é menor e a previsão é de crescimento. A seguir, vamos falar mais sobre esse assunto, além de quais são as áreas com maior potencial para 2023.

Empreendedorismo digital: o que é?

O empreendedorismo digital é o processo de criação e desenvolvimento de novos negócios que se baseiam em tecnologia digital, como a Internet e dispositivos móveis. Assim, ele envolve a criação de produtos ou serviços que atendam às necessidades do mercado online. Também compreende a implementação de estratégias de marketing e vendas digitais para alcançar clientes em todo o mundo.

Além disso, o empreendedorismo digital também inclui a utilização de técnicas de análise de dados e inteligência artificial para gerenciar e otimizar operações comerciais. Por exemplo, as operações de oferta de produtos e serviços são feitas pelas redes sociais, grupos Telegram e WhatsApp, etc.

Assim, se utilizam os recursos tecnológicos em favor do empreendedorismo. Então, podemos dizer que essa é uma forma moderna de empreender, que aproveita o potencial da tecnologia digital para criar soluções inovadoras e escaláveis com rápido crescimento.

Números do empreendedorismo digital para 2023

Segundo números do relatório Mind Miners, a tendência é de que o empreendedorismo digital feche em alta no ano de 2023. Isso porque, segundo a pesquisa realizada pelo portal, 47% dos entrevistados disseram que devem abrir o próprio negócio na Internet ainda este ano.

Além disso, 27% dos participantes do estudo colocaram suas metas profissionais como sendo uma prioridade para 2023. E isso, aliado aos números do mercado digital, que indicam crescimento, deve fazer com que os setores online estejam a todo vapor até o final do ano.

Exemplos de onde investir no empreendedorismo digital

Como vimos, esse é um excelente momento para quem quer abrir seu próprio negócio na Internet. E para decidir em que área investir, trouxemos alguns setores online que figuram entre os com maior potencial no empreendedorismo digital.

Assim, para quem quer começar, essas são excelentes opções.

E-commerce

Com a pandemia, as compras online dispararam e, consequentemente, o e-commerce se tornou uma das áreas mais aquecidas do mercado digital.

Assim, de acordo com uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, em 2021, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 47% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 126,3 bilhões. Já em 2022, esses números foram ainda mais altos, sendo o Brasil o país da América Latina com maior receita nessa área: R$ 262 bilhões.

E a tendência é que essa área continue crescendo em 2023, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com as compras online.

Então, para quem está pensando em investir em um negócio digital, o e-commerce é uma boa opção. Afinal, dá para criar uma loja virtual para vender produtos próprios ou de terceiros (como no caso do dropshipping). Também é possível investir em marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon.

Marketing Digital

Com a crescente importância do mundo digital, o marketing digital se tornou uma área muito importante para as empresas. Afinal de contas, é preciso estar presente na Internet para atrair clientes e vender produtos. Além disso, o marketing digital é uma área que está em constante evolução, então sempre há novas tecnologias e técnicas para explorar.

Segundo a pesquisa Marketing Maturity Report, feita pela Resultados Digitais, em 2022, as áreas que mais cresceram em marketing digital foram:

  • Automação de marketing, com crescimento de 45%;
  • Marketing de conteúdo, com uma alta de 39%;
  • Mídias sociais, que cresceu 32%.

Ademais, para 2023, a expectativa é que o marketing de influência (ou influencer marketing) seja uma área em alta.

Para empreendedores que têm afinidade com marketing, investir em uma agência de marketing digital pode ser uma opção interessante. Isso porque esse tipo de negócio pode oferecer serviços de consultoria em marketing digital, gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo, entre outros.

Desenvolvimento de software e aplicativos

A popularização dos smartphones tornou os aplicativos uma das coisas mais presentes na vida das pessoas. Seja para pedir comida, pegar um transporte ou fazer uma transferência bancária, para tudo há um aplicativo. Além disso, com a pandemia, as empresas precisaram se adaptar rapidamente ao mundo digital e muitas delas criaram aplicativos próprios para oferecer seus produtos e serviços.

Desse modo, de acordo com o relatório The State of Mobile 2022, feito pela App Annie, os downloads de aplicativos em todo o mundo cresceram 7% em relação a 2021 e devem continuar crescendo nos próximos anos.

Além disso, o relatório destaca que as categorias que mais cresceram em downloads foram as de finanças, delivery de alimentos e entretenimento.

Com isso, quem tem conhecimento em programação, pode investir em desenvolvimento de software e aplicativos. Assim, para investir na área, dá para criar aplicativos próprios ou oferecer serviços de desenvolvimento para outras empresas.

Conclusão

Empreender é sempre um desafio, mas também é muito gratificante e empolgante. E o povo brasileiro é muito adaptável, sempre “se virando” para sobreviver às crises e dificuldades.

Além disso, o empreendedorismo digital oferece mais facilidades para quem quer abrir seu próprio negócio, como menos burocracia e menos encargos. O investimento também é menor, uma vez que, em muitas áreas, basta um dispositivo conectado à Internet para que se possa trabalhar.

Tudo isso em conjunto com o grande aumento do fluxo de pessoas online todos os dias, faz do empreendedorismo digital uma excelente opção para quem quer dar uma guinada na carreira até o final de 2023.

Foto: Freepik