Empoderamento feminino e empreendedorismo social: a celebração do Dia da Quebradeira de Coco Babaçu

Em comemoração ao Dia Estadual da Quebradeira de Coco Babaçu, a Rede Mulheres do Maranhão realizará no dia 28 de setembro o encontro Quebradeiras – Resistência e Resiliência no território maranhense. Além de celebrar a data, o evento tem como objetivo homenagear as trabalhadoras e promover discussões sobre o direito à terra e ao território.

A programação se iniciará pela manhã, às 10h, com uma demonstração da coleta e quebra do coco babaçu, seguida da roda de conversa Quebradeiras e o repasse de saberes em diálogo com os territórios, com a participação de 10 quebradeiras da Rede Mulheres do Maranhão. A tarde será marcada por oficinas de turbantes e tranças, de empoderamento feminino e de culinária, com o preparo de delícias com o babaçu, mostrando a versatilidade do fruto da palmeira-mãe. O encerramento ficará por conta da apresentação do Tambor de Crioula da Vila Fé em Deus, de Santa Rita.

O evento será realizado no Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria inédita. “A Rede Mulheres do Maranhão organizar um evento em homenagem às quebradeiras, no CCVM, carrega simbolismos fortes. É uma oportunidade de externar a potência cultural que as quebradeiras trazem consigo. Com suas danças e cantos, celebram as ancestralidades indígenas, negras, das caboclas e caboclos das matas e florestas. Dar visibilidade a essas ancestralidades reafirma a importância das quebradeiras nas dinâmicas do território maranhense”, declara Marcelo Peixoto, analista da Fundação Vale.

Os momentos de troca e diálogo reforçam a importância da aplicação da sabedoria popular – herdada de mães, avós e ancestrais – em um modelo forte e inovador de empreendedorismo social. “Esse evento é muito importante para nós, quebradeiras de coco e empreendedoras da Rede Mulheres do Maranhão, nos dá força para continuar buscando cada dia mais a melhoria, nos fortalece enquanto Rede Mulheres, empreendedoras e empoderadas que somos. É importante para mostrar nossa história, o nosso trabalho e buscar novas parcerias”, conta Silvana Barbosa, presidente da Rede Mulheres do Maranhão.

A Rede Mulheres do Maranhão é uma iniciativa apoiada pela Fundação Vale em parceria com a Mandu Social e o evento conta ainda com o apoio do Instituto Cultural Vale por meio do Centro Cultural Vale Maranhão.

O evento é aberto ao público interessado e totalmente gratuito. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado à Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Sobre a Rede Mulheres do Maranhão:

A Rede Mulheres do Maranhão surge por meio do apoio da Fundação Vale em parceria com a Mandu Social a grupos de quebradeiras de coco babaçu e grupos produtivos de diferentes setores na busca pelo cooperativismo e associativismo em rede. Formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras, os negócios atuam em diferentes setores, que vão desde a fabricação de doces, mel, confecção de roupas, beneficiamento e quebra do coco babaçu, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes.

Hoje a Rede Mulheres do Maranhão busca aprofundar a articulação em rede de negócios sociais, bem como contribuir com o empoderamento de gênero e com o fortalecimento das comunidades através da valorização do conhecimento local.

Para acompanhar as iniciativas e resultados do projeto, acesse o site Rede Mulheres do Maranhão. http://redemmaranhao.com.br/