Em solenidade virtual, restaurante de Brejo de Areia é entregue nesta quinta-feira (13)
Mais um equipamento de segurança alimentar foi inaugurado para combater à fome e a extrema pobreza no Maranhão. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou, nesta quinta-feira (13), o 51º Restaurante Popular do estado, no município de Brejo de Areia, que faz parte dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
Por conta da pandemia, a solenidade que marcou a inauguração do Restaurante foi feita de forma virtual. De acordo com o governador Flávio Dino, “não seria possível adiar a inauguração pois todos são cientes da importância do espaço para o município de Brejo de Areia”. A cidade é 24ª do Plano Mais IDH a receber o equipamento de segurança alimentar.
O governador Flávio Dino destacou ainda que a instalação do Restaurante Popular oferta uma “cesta de economia” às famílias, que reduzem custos com alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza. “O cidadão ou a cidadã maranhense come um prato de qualidade nutricional com preço acessível. O custo real é 90% assumido pelo Governo do Maranhão. Desejamos que seja um marco na vida das pessoas. A partir de agora, todos os dias o Governo está investindo diretamente em Brejo de Areia”, pontuou o governador.
O prefeito Chico Eduardo agradeceu ao Governo do Estado pelo restaurante. “É um momento gratificante para todos, tanto para os usuários quanto para os agricultores. Este restaurante veio para mudar a vida de muita gente, na alimentação, na saúde e na economia. Estamos muito felizes com este momento”, disse o prefeito.
O secretário Márcio Honaiser explicou que o projeto de expansão da rede de equipamentos de segurança alimentar contribui para uma população alimentada e saudável.“Os restaurantes populares inaugurados nos municípios de menor IDH prestam serviços de atendimento básico de saúde, atividades físicas, capacitações e produção de refeições balanceadas por nutricionistas, tudo ofertado de forma gratuita para a população em situação de vulnerabilidade social”, disse o secretário.
O lavrador Raimundo Vale relatou que nunca tinha visto algo parecido como o restaurante de Brejo de Areia, e que vai aproveitar bastante os serviços que o equipamento oferecerá.
“É um espaço importante para a nossa cidade porque vamos almoçar uma comida boa, barata e ainda teremos espaço para fazer cursos, atividades físicas e cuidar da nossa saúde. Estamos muito gratos com este presente”. Os restaurantes populares contribuem ainda com a movimentação da economia dos municípios contemplados, adquirindo o mínimo de 30% de alimentos produzidos pela agricultura familiar local.