Presidente do TJMA conhece projetos da empresa Aço Verde, em Açailândia
Com o objetivo de conhecer a experiência e buscar parcerias institucionais, nesta terça-feira (9/7), o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, visitou a siderúrgica Aço Verde Brasil (AVB), localizada no município de Açailândia, que desenvolve projetos e iniciativas socioambientais na região.
Na oportunidade, o magistrado reuniu-se com a presidente da empresa, Sílvia Carvalho Nascimento e equipe, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela siderúrgica, inclusive iniciativas sociais e de sustentabilidade, como cursos de capacitação voltados a jovens e mulheres e atividades junto à comunidade do município.
A presidente da empresa explicou que a siderúrgica 100% maranhense, atuante no estado desde 1990, atua na produção do “aço verde”, aço produzido 100% com energia renovável e carbono zero, sem a utilização de combustíveis fósseis, com investimentos no setor florestal e em tecnologias sustentáveis na produção. “Nossas ações são sempre pensadas de forma sustentável, sem agredir o planeta, afinal, nós já nascemos produzindo aço e neutralizando as emissões de gases do efeito estufa, e temos o orgulho de ser a primeira usina siderúrgica certificada como o carbono neutro do mundo”, destacou.
Entre as iniciativas socioambientais, ela destacou a criação do Instituto AVB, que será instalado em Açailândia, objetivando promover ações voltadas à igualdade social e econômica, contribuir com a educação básica, a promoção da saúde, o fomento do esporte e da cultura. O Instituto AVB será uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter organizacional , filantrópico , assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político e partidário.
Froz Sobrinho também visitou as instalações das áreas de produção e estrutura da empresa, que emprega 3 mil funcionários no Maranhão, produz 30% da energia consumida por meio de termoelétrica e realiza reaproveitamento de água e reciclagem de sucatas em seu processo produtivo.
A visita contou com a participação da juíza Ana Beatriz Jorge Maia; do presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Glen Maia; da gerente da regional norte da Suzano, Rakel Murad; do superintendente industrial da Aço Verde Brasil, Rodrigo Carmozini; e do advogado Marcos Martins.