Em Brasília, Brandão discute cenário nacional, política fiscal e investimentos em petróleo e gás no Maranhão.

O governador Carlos Brandão esteve esta semana em Brasília dialogando com os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e Nunes Marques. Os encontros ocorreram durante a quarta-feira (8), no mesmo dia em que o governador participou da cerimônia de posse do novo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Sousa Oliveira.

“Tivemos uma agenda muito positiva em Brasília, momento em que tratamos de demandas importantes com o governo federal e com o Poder Judiciário. Dialogamos sobre a política nacional, questões fiscais dos Estados e ainda sobre projetos de investimentos na área do petróleo e gás para o Maranhão. Seguimos otimistas e celebrando essa parceria do governo federal com o governo estadual que com certeza trará bons frutos para o nosso estado”, assegurou Brandão.

STF

Ao lado de outros governadores do Brasil, Brandão reforçou o debate sobre a política fiscal dos Estados junto aos ministros André Mendonça e Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Os governadores apresentaram aos ministros as dificuldades fiscais enfrentadas e a importância de uma pactuação que permita a retomada da capacidade de investimentos nos estados brasileiros.

Prevenção de enchentes

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, anunciou, após reunião, em Brasília, com o governador Carlos Brandão e com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, a atuação nacional para o controle de enchentes no Maranhão. 

O governador do Maranhão apresentou ao ministro os danos causados pelas enchentes, registradas no final de janeiro deste ano, em São Luís.

“Eu queria agradecer ao ministro Waldez Góes, que nos recebeu imediatamente após a gente trazer esse pleito. Estamos tomando providências e viemos aqui pedir o reconhecimento federal por conta da calamidade pública”, disse Carlos Brandão.

Petróleo e Gás

Na última agenda do dia, Brandão dialogou com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) sobre projetos de investimento na área do petróleo e gás no Maranhão.

“Finalizando nossa agenda em Brasília, reuni com o ministro Alexandre e planejamos sobre os próximos passos para os investimentos na área de energia no nosso estado. Importante momento dessa parceria entre o governo estadual e o governo federal”, ressaltou o governador do Maranhão.