Eleições 2022: Serviço de gratuidade do transporte nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe é monitorado pela MOB

Na madrugada deste sábado (29), a partir das 2h, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) iniciou a fiscalização do serviço de gratuidade do transporte coletivo nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, disponível para usuários e veículos em translado para votação no segundo turno, que será dia 30.

A Agência também monitora os demais serviços de transporte coletivo que estão dentro da gratuidade, como os ônibus semiurbanos, lanchas para Alcântara e vans com destino à Baixada Maranhense (via ferryboat).

A gratuidade nos transportes obedece à Portaria nº 422, de 21 de outubro de 2022, que trata da liberação da cobrança para travessia de ferryboat de veículos e passageiros no segundo turno das eleições. Já a Portaria nº 423 é sobre a gratuidade do ferryboat, além dos barcos com destino a Alcântara. 

Esta medida incentiva a prática da democracia e facilita o acesso da população aos locais de votação. Para usufruir da gratuidade, o usuário dos transportes deverá apenas apresentar o título de eleitor ou e-título em seu aparelho, para comprovar que o seu local de votação fica no destino final da viagem.

O presidente da MOB, Gilberto Lins, afirmou que o embarque está ocorrendo de forma tranquila sem tumulto nas filas. “Estamos aqui para evitar qualquer transtorno e garantir a eficiência do embarque ao eleitor. Durante todo este sábado ficaremos com as equipes de prontidão para esclarecer as dúvidas, garantindo tranquilidade e um bom atendimento”, frisou.

Com destino ao município de Amapá do Maranhão, o empresário Tiago de Jesus aprovou a gratuidade do ferry. “Muito bom o governo ter continuado com a gratuidade porque muitas pessoas querem votar, mas acaba sendo um sacrifício devido a ter de pagar passagem de ida e volta. Agora, estou indo votar sem custos”, comentou.

O vendedor ambulante Jean Arouche foi cedo garantir a sua travessia para o município de Governador Nunes Freire onde irá votar. “Fiquei sabendo pelo meu vizinho sobre a gratuidade e já vim nas primeiras horas do dia para chegar logo na casa da minha mãe. Moro em São Luís e nunca mudei de local de votação. A passagem sempre é pesada no orçamento, mas hoje o direito de atravessar sem custo foi dado pelo governador, uma iniciativa muito boa”, comemorou Jean.

Tire suas dúvidas sobre o transporte gratuito nas eleições:

O que será gratuito?
– Ferryboat, além de vans e ônibus credenciados que usam o ferryboat;
– Transporte do Anel Viário para a Ponta da Espera;
– Lanchas entre São Luís (Cais da Praia Grande) e Alcântara;
– Ônibus semiurbanos na Região Metropolitana de São Luís e de Imperatriz.

E os veículos particulares no ferry?
Vão ter gratuidade também.

Vale para ida e volta?
– Sim.

Quando vale?
– Ferryboat de São Luís para a Baixada: sábado inteiro e domingo até meio-dia;
– Ferryboat da Baixada para São Luís: meio dia de domingo até meio-dia de segunda-feira;
– Vans e ônibus credenciados (via ferry) de São Luís para a Baixada: sábado inteiro e domingo até meio-dia;
– Vans e ônibus credenciados (via ferry) da Baixada para São Luís: meio-dia de domingo até meia-noite de domingo;
– Lanchas de São Luís a Alcântara e de Alcântara a São Luís: sábado e domingo inteiros;
– Ônibus semiurbanos na Região Metropolitana de São Luís e de Imperatriz: das 5h às 22h de domingo.

Preciso tirar as passagens com antecedência?
Não. Será apenas na hora.

Como será o transporte com as vans?
Os passageiros embarcam a pé no ferryboat e depois pegam as vans no terminal até o destino final.