EGMA e Famem firmam parceria durante o I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense.

Expansão do ensino para qualificar servidores estaduais e municipais do Maranhão. Na segunda-feira (13), o governador Carlos Brandão; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende; e a diretora da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Leuzinete Pereira da Silva, assinaram acordo de cooperação técnica, durante a abertura do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O objetivo é levar ainda mais atividades formativas para todos os servidores nos 217 municípios maranhenses. 

Atualmente, a Escola realiza formações por meio do projeto EGMA nos Municípios, iniciado em 2021, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), através do PROMUNICÍPIOS, programa de assistência técnica para aperfeiçoamento de gestão. 

A iniciativa, que já alcançou 51 municípios, foi desenvolvida para levar, a todo o Maranhão, a melhor qualificação possível para o bom desempenho dos setores públicos. Os cursos são oferecidos de forma gratuita, com material incluso, ministrado por instrutores cadastrados pela EGMA. 

Agora, com a parceria por meio do termo de cooperação entre EGMA e Famem, essa expansão se tornará ainda mais forte: “Esse ato é importante, pois a EGMA cuida dos funcionários públicos que, a cada dia, precisam atualizar conhecimentos e se capacitar. Queremos expandir, ainda mais, esse serviço para todo o estado. Os municípios que quiserem se qualificar na área de licitação, orçamento, entre outros, podem contar com a Escola de Governo do Maranhão”, declarou o governador Carlos Brandão.

O presidente da Famem, Ivo Rezende, ressaltou a cooperação afirmando que a união com uma escola de governo da importância e peso da EGMA somará forças com as atividades que a entidade já realiza com os prefeitos. “Tenho certeza de que todos as cidades poderão ter cada vez mais cursos para aperfeiçoamento”.  

Para a diretora da EGMA, Leuzinete Pereira da Silva, é fundamental essa força-tarefa, pois reforça a chegada de formação continuada a todos os servidores dos municípios: “Com certificação, o servidor reforça a eficiência do seu trabalho, levando também qualidade para o cidadão maranhense, fortalecendo ainda mais nossas políticas públicas que vem dando resultados significativos”, destacou Leuzinete Pereira