O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

EGMA abre inscrições para o III Seminário de Inovação e Modernização da Gestão Pública

A Escola de Governo de Governo do Maranhão (EGMA) realiza, de 14 a 15 de outubro, o III Seminário de Inovação e Modernização da Gestão Pública, com o tema “Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública”. O evento para servidores estaduais e municipais será transmitido pela EGMA Virtual, pelo canal do Youtube da EGMA e nas redes sociais da escola. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas através do site da egma.ma.gov.br. Os servidores públicos estaduais e municipais receberão certificado emitido pela EGMA, após o seminário.

A proposta é oferecer um espaço para troca de experiências sobre Inovação da Gestão Pública, Governança Digital e Tecnologia, dentre outros. As atividades incluem palestras e mesas-redondas, além de apresentação de cases com Laboratórios nacionais de Inovação em Governo.

“É com muita alegria que vamos realizar o nosso terceiro seminário sobre a modernização da gestão pública. O tema Governança Digital, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública é muito importante para nossa gestão, pois temos atuado através do Laboratório de Inovação em Governo da EGMA- LABIGOV, desenvolvendo novos produtos e processos, eventos e também oferecendo formações, juntamente com a FAPEMA, SEATI, SECTI e outros parceiros, visando desenvolver soluções para os problemas do Estado, por meio de metodologias inovadoras e prototipagem de projetos”, afirmou o diretor da EGMA, Odair José.

PROGRAMAÇÃO

14 de outubro (QUINTA-FEIRA)

14h- Cerimônia de Abertura
14h30- Palestra de Abertura: “Governança Digital, Tecnologia e Inovação em Processos na Gestão Pública”. Palestrante: Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação ( Rio de Janeiro- RJ)
15h30- Mesa Redonda: Governança Digital e Inovação em Governo. Com Leandro Costa – SEATI e Luana Faria – LABORA!gov
16h30- Mesa-Redonda: “Inovação e Novas Tecnologias”. Com Davi Teles –SECTI e Luana Bayestorff – Nidus Lab (Santa Catarina- SC)
17h30- Encerramento

15 de outubro (SEXTA-FEIRA)

14h– Mesa Redonda: Usos das Ciências de Dados na Gestão Pública com Dionatan Carvalho – IMESC e Nati Ésper – Íris Lab (Ceará- CE)
15h- Palestra: O Papel dos Laboratórios de Governo. Palestrante: Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação (Rio de Janeiro- RJ)
16h30- Mesa Redonda: Inovação em Produtos e Serviços na Gestão Pública com apresentação dos laboratórios nacionais: LABORA!gov, Íris Lab, Nidus Lab e Laboratório de Inovação em Governo da EGMA- LABIGOV.
17h30- Encerramento

CONHEÇA OS CONVIDADOS

• Rodrigo Mota Narcizo – Conexão Inovação Pública (Rio de Janeiro– RJ)

Mestre em Educação e pedagogo. Servidor de carreira da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atualmente ocupa o cargo de gerente técnico na Superintendência de Gestão de Pessoas. Liderou a equipe responsável pela implantação do laboratório de inovação da ANAC. Possui experiência em gestão de pessoas no setor público, gestão do conhecimento, gerenciamento de projetos e inovação. É fundador do “Conexão Inovação Pública”, do Rio de Janeiro (RJ), movimento destinado à promoção da inovação no setor público.

• Luana Bayestorff – Nidus – Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina – SC

Servidora pública, especialista em gestão pública avançada. Trabalhou nas ações de implementação do sistema de análise e solicitação de apoio financeiro de propostas de turismo, cultura e esporte e foi responsável pela criação do portal de serviços do Governo de Santa Catarina (SC). Atualmente, é gerente de Inovação em Governo vinculada à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina e coordenadora do Nidus – Laboratório de Inovação do Estado de Santa Catarina (SC).

• Luana Faria – LA-BORA! Gov – Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas – Ministério da Economia (ME)

Psicóloga e servidora pública na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, onde fundou e, atualmente, lidera o LA-BORA! GOV – Laboratório de Gestão Inovadora de Pessoas. Tem experiência na aplicação da Teoria U e formação complementar em Ciência da Felicidade pela Universidade de Berkeley (BerkeleyX). Atua nas áreas de Gestão de Pessoas e Design de Experiências. Tem o objetivo de desenhar experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público.

• Natalia Esper – ÍRIS Lab – Laboratório de Inovação e Dados doGoverno do Ceará- CE

Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, onde foi co-fundadora do Cursinho Popular FGV. Trabalhou com projetos de inovação pública no (011).lab, Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo. Foi trainee da Gestão Pública pela Vetor Brasil na Secretaria de Educação da Paraíba. Atualmente é gestora de redes no Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará.

SECRETÁRIOS DE ESTADO E AUTORIDADES LOCAIS

• Davi Telles – Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI

Advogado graduado pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, é mestre em Direito Social pela Faculdade de Direito da Universidade Sorbonne (Paris), professor universitário e da pós-graduação de Direito do Trabalho da Universidade Ceuma. Entre 2015 e 2017 foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Atualmente, é secretário da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

• Leandro da Silva Costa – Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação – SEATI

Analista de Sistemas – Graduado pela Universidade CEUMA Pós-Graduado em Administração Pública pela Universidade CEUMA. Nos últimos dois anos atuando como Secretário Adjunto da SEATI. Atuou entre 2013 a Jun/2019 como Coordenador de TI da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, do Município de São Luís-MA. Atualmente, também, como membro do Grupo de Transformação Digital do CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), representando o Estado do Maranhão.

• Dionatan Carvalho – presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos– IMESC

Graduado como Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 2009. É mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2013), com especialização em estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Atualmente é presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos– IMESC, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Maranhão, Produto Interno Bruto, Matriz Insumo-Produto e Desenvolvimento Socioeconômico.

• Daniel Lima – Coordenador da Fábrica de Inovação/IFMA

Possui graduação em Ciência da Computação (2007), mestrado e mestrado em Engenharia de Eletricidade com concentração em Ciência da Computação (2010) e doutorado em Engenharia de Eletricidade (2017) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-PPGEE). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão e coordenador da Fábrica de Inovação (IFMA).

• Odair José – Diretor da Escola de Governo do Maranhão – EGMA

Professor e advogado, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) de 2002 a 2009. Em 2015, assumiu a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP). Ainda em 2015, foi nomeado presidente da Comissão Central de Licitação (CCL-MA). Atualmente, exerce a direção da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).