Eficiência na administração pública é tema do 1º Seminário de Gestão do CBMMA
“A eficácia dos nossos processos depende da gestão eficiente, planejada e voltada para resultados”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, na abertura do 1º Seminário de Gestão do CBMMA. O evento, realizado nesta segunda (9), no Colégio Militar 2 de Julho, Vila Palmeira, reúne especialistas e militares para debater práticas modernas de gestão pública e financeira no setor de segurança. O seminário, promovido pela Diretoria Financeira da corporação, prossegue até terça (10).
Na palestra, o coronel Célio Roberto traçou um panorama administrativo na corporação, ressaltando avanços e desafios de conduzir a gestão pública. “Uma gestão pública eficiente é um desafio técnico e ético. O gestor público carrega o dever de prestar contas, agir com muita responsabilidade e buscar a melhoria contínua dos processos internos”, explica o comandante-geral do CBMMA. Ele acrescenta que “a boa gestão é o elo na prestação de um serviço de excelência à sociedade e debater o tema contribui para um melhor planejamento, na transparência e no uso eficiente dos recursos públicos”.
Além de promover a troca de conhecimentos, o seminário leva à discussão estratégias e boas práticas de gestão pública e financeira voltadas para o setor da segurança. “Queremos fortalecer nossa atuação em todas as frentes, principalmente, em uma gestão de eficiência. É com muita satisfação que promovemos este encontro e agradeço a presença de todos, desejando que este seja um momento produtivo e transformador para nossa corporação”, enfatizou o coronel Célio Roberto.
Ainda na programação de abertura, a palestrante Mikaelen de Souza abordou o tema “Cadastro de jurisdicionados dos órgãos estaduais junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)”. Ela explicou a contribuição deste cadastro para que se compreenda os processos de auditoria e fiscalização.
À tarde, a programação seguiu com a auditora Amância Conceição Pereira, que tratou do tema “Controle Interno: O papel da Controladoria Geral do Estado (CGE)”, e com Kátia Duailibe Carvalho, que apresentou a palestra “Conciliação Bancária no SIGEF”, abordando práticas contábeis no sistema de gestão financeira estadual.
Padrão, eficácia e resultados
O segundo dia do seminário será marcado por discussões sobre planejamento e execução de contratos no serviço público. O coronel Cleyton Cruz abrirá os trabalhos com a palestra “Planejamento como Ferramenta de Gestão”, seguida pelo tenente-coronel Alonso Furtado, que tratará da “Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas”.
À tarde, o major Ivaldo França falará sobre “Gestão e fiscalização de contratos”, enquanto o coronel Helton Rodrigues encerrará o evento com a palestra “Orçamento e seus reflexos nos sistemas estaduais”, destacando a importância da gestão orçamentária para o funcionamento eficiente da corporação.
O seminário se consolida como uma oportunidade de capacitação e troca de experiências entre profissionais da área, marcando o comprometimento do Corpo de Bombeiros com a modernização da gestão pública e a transparência institucional.