Eduardo Nicolau recebe homenagem pelo apoio a projeto social.

O espetáculo “Ilha em Movimento – comunidade em cena” apresentado na noite desta quarta-feira, 8, no Teatro Arthur Azevedo, marcou o encerramento do projeto esportivo e cultural realizado durante 24 meses e que atendeu 500 crianças, adolescentes e jovens de comunidades da periferia da capital maranhense. O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, recebeu uma Moção de Reconhecimento pelo apoio à causa social.

As atividades marcaram o encerramento do projeto “Ilha em Movimento Esporte” cujo objetivo foi promover o desenvolvimento integral e estímulo à cidadania por meio da prática desportiva, ações artísticas, culturais e sociais. O trabalho foi coordenado pela Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA), que também mobiliza lideranças locais, gestores de políticas públicas e grupos culturais nas ações de defesa de crianças e adolescentes.

O projeto atendeu o público infanto-juvenil em situação de risco e vulnerabilidade social da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Zona Rural, Sacavém, Coroadinho, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão com aulas de capoeira, futebol, futsal, teatro, dança popular, balé, hip-hop, judô e jiu-jitsu. Além das atividades esportivas e culturais, foram realizadas oficinas temáticas sobre cidadania, políticas públicas e cultura de paz, direitos humanos, promoção de saúde, reuniões familiares e atividades terapêuticas.

A culminância do projeto possibilitou, ainda, aos participantes conhecerem e se apresentarem no Teatro Arthur Azevedo. O “Ilha em Movimento” é um espetáculo teatral que inclui apresentações de dança, música e promoveu o conhecimento sobre a história e a cultura de matriz africana.

HOMENAGEM

Após a apresentação, a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão concedeu Moção de Reconhecimento a autoridades e instituições que contribuíram para a realização do projeto.

“As parcerias são muito importantes e quero destacar o apoio decisivo do doutor Nicolau, nosso procurador-geral de justiça, que acreditou nesse projeto muito antes de a gente começar as atividades. Ao senhor, em nome de todas as crianças, adolescentes e jovens, nossos sinceros agradecimentos”, afirmou a coordenadora da Fundação JPA, Elivânia Estrela.

Em seguida, o chefe do MPMA destacou a importância de atender aqueles que mais precisam do apoio institucional do poder público e das instituições da sociedade civil. “A população de nossos bairros, especialmente das regiões da periferia, precisa de assistência, de apoio. Fico muito agradecido com essa homenagem, de saber que nosso trabalho está rendendo bons frutos”.

Também foram homenageados os integrantes do Coletivo Nós, que conquistaram o primeiro mandato coletivo na Câmara Municipal de São Luís e destinaram emenda parlamentar para o “Ilha em Movimento”; o vice-governador, Felipe Camarão; o secretário de Desportos e Lazer de São Luís, Romário Barros e o vereador (São Luís) Ricardo Diniz.

A promotora de justiça e diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Vieira, também participou da solenidade no Arthur Azevedo.