Economia Solidária em foco: Governo realiza ações de fortalecimento na região do Cerrado Sul Maranhense

Neste sábado (24), o município de São Raimundo das Mangabeiras sediou o Seminário Interterritorial de Diálogos e Convergências da Economia Solidária e o Circuito de Feiras do Cerrado Sul Maranhense para debater questões que envolvem a temática da Economia Solidária entre Governo do Maranhão e empreendimentos econômicos solidários da região. 

Os eventos realizados através do programa ‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário, desenvolvido pela Secretaria do Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), marcaram a retomada das ações após sete meses, devido à pandemia provocada pela Covid-19, e contou com a participação da Organização Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (UNICEFAS), Cooperativa Agroecológica Pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (Coopevida), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes dos municípios de Balsas, Loreto e Sambaíba. 

A secretária Adjunta da Setres, Jordânia Pessoa, ressaltou a importância da série de agendas formuladas pelo Governo do Estado, tendo como foco o desenvolvimento da Economia Solidária. 

“Esta é uma grande oportunidade para o Governo debater junto às organizações do Cerrado Sul Maranhense a convergência da Economia Solidária e fortalecer as ações que já são desenvolvidas no território, além de estreitar as parcerias com o sindicatos e organizações parceiras, visando uma ampliação da Política Pública em todo o Maranhão. Daremos continuidade a uma agenda intensa nas demais regiões do estado de eventos como este, realizados hoje”, pontuou a gestora. 

“Eu acho muito importante o evento que a Setres trouxe aqui para nós, porque precisamos, além de fazer a venda dos nossos produtos, debater formas de melhorar nossas vendas, porque o agricultor tem uma dificuldade nessa hora. Espero que possam trazer esse debate outras vezes aqui”, afirmou a representante da Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (Coopevida), Antônia Pereira.

Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário

Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, o programa faz a inserção produtiva das populações que se encontram em situação de extrema pobreza no Maranhão. 

As ações são realizadas através do fortalecimento de pequenos empreendimentos com viés econômico-solidário, em várias regiões do estado. 

Para expandir a política pública de trabalho e renda em todo estado, o projeto beneficia pequenos produtores em 50 municípios, distribuídos nos territórios dos Lençóis Maranhenses e Munim; assim também como o Médio Mearim, Cerrado Sul, Amazônico, Baixo Parnaíba, Cocais, Vale do Itapecuru, Baixada Maranhense e Campos e Lagos e Região Metropolitana no Estado do Maranhão. 

O projeto conta ainda com um ciclo de planejamento para realização de outros seminários e feiras até 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.