Esporte

Duelo de domingo marca reencontro de Ronaldo com Real Madrid, após quase cinco anos à frente de Real Valladolid

Ronaldo sempre chamou a atenção da Espanha dentro de campo pelos gols, dribles e lances plásticos. Fora, em 2018, atraiu os holofotes ao anunciar que havia se tornado acionista majoritário do Valladolid, ao adquirir 51% do controle. Este ano, quase cinco anos desde seu retorno à Espanha – onde teve alguns de seus melhores jogos da carreira como jogador do Real Madrid – a lenda brasileira voltará a se encontrar com seu ex-clube neste fim de semana, já que o Real Valladolid viajará para a capital espanhola para enfrentar a equipe madrilenha, na tarde de domingo, no Estádio Santiago Bernabéu. O jogo é válido pela 27a rodada da LaLiga Santander 2022/2023.

Como Ronaldo se tornou um membro-chave dos Galácticos

Ronaldo deu o salto para o futebol europeu em 1994, quando transferiu-se para o clube holandês PSV Eindhoven. Dois anos depois, ele se mudou para a Espanha pela primeira vez quando assinou com o FC Barcelona, ​​impressionando os torcedores do Camp Nou com seus dribles, suas habilidades e sua capacidade de finalização.

Em 1997, Ronaldo transferiu-se para a Inter (ITA), mas voltou à LaLiga Santander cinco anos depois, quando o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, convenceu o atacante a fazer parte do projeto Galácticos, ao lado de outros jogadores de classe mundial, como Luís Figo e Zinedine Zidane. No Real Madrid, Ronaldo festejou o título da LaLiga Santander em 2002/03, a sua primeira temporada no Bernabéu.

Lá, desenvolveu amizades e relacionamentos que o ajudariam mais tarde, incluindo uma relação próxima com Florentino Pérez, a quem considera um exemplo a seguir quando se trata de dirigir um clube de futebol. “Somos grandes amigos e pude me juntar a ele no Bernabéu duas vezes como presidente”, disse Ronaldo no documentário da DAZN: ‘Ronaldo: El Presidente’. “Ser capaz de sentar com ele foi uma sensação realmente incrível. Ele é um homem que me ensinou tudo. Gostaria de trabalhar no Real Valladolid assim como ele trabalha no Real Madrid.”

A aquisição do Real Valladolid por Ronaldo

A aquisição do Real Valladolid por Ronaldo foi concluída em setembro de 2018, com um animado ‘Fenômeno’ explicando que seu objetivo é transformar El Pucela em um clube internacional, que atrai torcedores de todo o mundo. “O Real Valladolid é um clube histórico, que jogou futebol europeu e que pertence a uma cidade que tem muito desenvolvimento esportivo em várias disciplinas”, observou Ronaldo na época. “Além disso, é um clube bem administrado, com potencial de desenvolvimento e predisposição para mudanças e crescimento como instituição.”

O Real Valladolid garantiu a permanência na principal divisão a uma rodada do fim da temporada em 2018/19 e terminou em 13º na campanha 2019/20, afetada pelo COVID-19. Este foi o melhor resultado da LaLiga Santander em quase duas décadas. O Real Valladolid foi rebaixado para LaLiga SmartBank na temporada seguinte, mas se recuperou em 2021/22, garantido o retorno direto de volta à primeira divisão espanhola.

Fazendo do Real Valladolid um dos pilares da LaLiga Santander

Ronaldo deixou claro no dia em que foi apresentado oficialmente como o novo acionista majoritário do clube que quer transformar Valladolid em um dos pilares da LaLiga Santander, além dee impulsionar sua marca em todo o mundo com a ajuda dos torcedores. “Confie na gente para consolidar o Real Valladolid na LaLiga Santander e aumentar o entusiasmo que existe. Se todos nós ficarmos juntos, estou convencido de que será muito difícil nos vencer”.

O ex-atacante brasileiro já ajudou o clube a evoluir fora dos campos – desde o lançamento de uma fanzone fora do estádio nos dias de jogo, até o compartilhamento de conteúdo exclusivo por meio do Pucela Play (plataforma de conteúdo exclusiva do clube) e o desenvolvimento da RV International Academy.

Em campo, o Real Valladolid já esteve frente a frente com o Real Madrid no início desta temporada, com El Pucela provando que é um time difícil de se derrotar. Os madrilenhos conquistaram uma vitória estreita por 2 a 0, graças a dois gols de Karim Benzema, mas lutaram para quebrar um sólido Real Valladolid até o final do jogo.

No domingo, os dois times deslocam-se ao Estádio Santiago Bernabéu para um duelo que marca um momento especial para o dono do Real Valladolid, já que a equipe de Ronaldo enfrenta o clube onde jogou os seus melhores anos.

Sobre LaLiga:

Fundada em 1984, a LaLiga é uma organização esportiva global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. A associação é composta por 20 clubes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, compreendendo a primeira e segunda divisão do futebol profissional da Espanha, competições com o maior número de seguidores no mundo nas redes sociais – já são mais de 158 milhões de fãs conectados através de 17 plataformas, em 20 diferentes línguas. Com sede em Madrid a LaLiga está presente em 41 países por meio de 11 escritórios e 44 delegados. No campo social, a organização atua por meio de sua Fundação e foi a primeira liga de futebol profissional do mundo a estabelecer uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.