DPE/MA, Senai e Semcas certificam 20 pessoas em superação de rua após conclusão no curso de pintor de obras imobiliárias
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), certificou, nesta quarta-feira (11), 20 alunos concluintes do curso de pintor de obras imobiliárias. Os formandos são pessoas em situação de rua, que buscam uma nova oportunidade.
A cerimônia foi realizada na Unidade Integrada Serviço Social da Indústria (SESI) / SENAI – Prof° Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, em São Luís.
“A solenidade de certificação dos participantes do curso de qualificação do Senai Maranhão, uma parceria importante da DPE/MA, faz parte do projeto ‘Gerando Renda e Construindo Cidadania’. Esta é a conclusão de mais um ciclo que vai levar renda, emprego e acesso a direitos a essas pessoas”, afirma o defensor-geral, Gabriel Furtado.
Pactuado entre a DPE/MA e o Senai, o convênio entre as instituições tem o objetivo de realizar cursos profissionalizantes, programas, projetos e o intercâmbio em temáticas educacionais, culturais, científicas e tecnológicas de pesquisa.
“Nós ficamos muito felizes vendo programas como este, que geram empregabilidade e cidadania, sendo ferramenta fundamental de acesso a direitos. Em nome do Senai Maranhão, reforço que estaremos juntos, para garantir dignidade a quem precisa”, endossa o diretor regional do Senai Maranhão, Raimundo Arruda.
Nesta etapa, a DPE/MA e o Senai ganharam o reforço da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), representada na solenidade pelo titular da pasta, Valdecy Vieira Júnior, e da superintendente da Proteção Especial de Média Complexidade, Nubervane Silva Moreira. “Uma bela parceria, que visa ressocializar e garantir que estas pessoas em superação de rua, aquelas que já tem o auxílio do aluguel social, tenham mais oportunidades de emprego”, garante o secretário municipal.
Como forma de assegurar que os participantes certificados tenham a garantir da reinserção no mercado de trabalho, a DPE/MA também contou com o apoio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que realizou o cadastro imediato dos alunos em sua plataforma, para que já concorram às vagas disponíveis de emprego.
“Até consegui um tempo ‘ficar limpo’, mas eu estava em situação de rua devido às drogas. Nesse caminho, muitas pessoas me ajudaram, como a minha mãe e também profissionais do Centro Pop da Semcas. Por meio desse curso que eu fiz, graças à Defensoria, eu tenho a esperança de conseguir uma vaga de emprego e vou conseguir ajudar quem está me ajudando agora”, celebra o aluno Claudio Reis Silva Gonçalves.