Divisão Médica do Fórum de São Luís estabelece medidas de atendimento do setor

Com o retorno das atividades presenciais do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a Divisão Médica e Odontológica do órgão estabeleceu as medidas para o atendimento do setor (presencial e telemedicina). O funcionamento da unidade segue as recomendações constantes do Guia de Condutas Covid-19, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que trata do acompanhamento de saúde de magistrados, servidores e colaboradores e apresenta protocolos médico, de enfermagem, odontológico e psicossocial.

As medidas consideram também o que determina a Portaria Conjunta nº 34/2020 (TJMA e CGJMA), que estabelece protocolos mínimos para retomada das atividades nas unidades jurisdicionais do Poder Judiciário do Maranhão; e a portaria nº2231/2020, que estabelece regras mínimas para a retomada das atividades presenciais, jurisdicionais e administrativas, no Fórum Des. Sarney Costa.

A Divisão Médica acompanhará as ocorrências dos casos de Covid-19 no âmbito familiar e funcional de magistrados, servidores e colaboradores do Fórum de São Luís. Os dados serão repassados, para fins epidemiológicos, para a Coordenadoria de Serviços Médicos, Odontológicos e Psicossocial (TJMA), respeitados os princípios éticos de sigilo e confidencialidade ao indivíduo.

TELEMEDICINA – as pessoas acometidas por sintomas do novo coronavírus (Covid-19) ou síndrome gripal – tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, diarreia, vômito, perda do paladar e do olfato, dor de cabeça – devem procurar atendimento hospitalar ou por telemedicina, disponibilizado pela Divisão Médica e Odontológica. Nesse, caso não devem se dirigir ao setor médico do fórum, para evitar a exposição de outros servidores.

A unidade orienta àqueles que estejam em acompanhamento por telemedicina ou por telefone a buscarem atendimento hospitalar em caso de piora dos sintomas, evitando o retardo no seu tratamento. “Uma vez que os atendimentos por telemedicina têm limitações técnicas, podendo o médico recomendar a procura por serviço de urgência ou de especialista quando necessário”, diz o documento elaborado pelo setor.

O atendimento de telemedicina oferecido pela Divisão Médica do Fórum de São Luís poderá ser realizado por telefone (exclusivamente às pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19) ou videoconsulta (suspeita ou confirmação de Covid-19, Exames Anuais de Saúde e consultas eletivas). O agendamento da videoconsulta deve ser feito pelo SALUS, devendo ser informado um e-mail adicional ao cadastrar o pedido.

PRESENCIAL – o atendimento presencial médico e de enfermagem será oferecido exclusivamente para as urgências médicas de magistrados, servidores e colaboradores que não estejam com suspeita de Covid-19. Antes de se dirigir ao setor, o paciente deve entrar em contato com a Divisão Médica, pelos telefones (98)3194-5632 ou 98406-2600, informando a demanda.

Pela necessidade de rigorosas medidas sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus, a Divisão Médica informa que a aferição de pressão arterial, outros sinais vitais e de glicemia capilar para simples monitoramento estão suspensas, desde que não caracterize urgência médica. A medida visa a evitar aglomeração no setor e minimizar os riscos de compartilhamento de aparelhos médicos ou exposição e contato desnecessários de servidores saudáveis com os profissionais de saúde, conforme o Guia de Condutas Covid-19 (TJMA).

No atendimento presencial, o paciente deverá comparecer e permanecer de máscara e sem acompanhante, a menos que a Divisão Médica oriente que esteja acompanhado por questões de suas condições de saúde. Antes do atendimento, é obrigatória a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%.

HORÁRIOS – o atendimento presencial e por telefone (médico e de enfermagem para casos de urgência) durante o mês de julho será das 8h às 12h, e seguirá a recomendação gradual do artigo 3º da Portaria Conjunta nº34/2020 TJMA e CGJMA. A equipe de enfermagem também poderá fazer contato telefônico com os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O atendimento administrativo e apoio à videoconsulta/teleorientação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone e whatsApp (98)3194-5632 ou 98406-2600 e e-mail (medico_slz@tjma.jus.br).

Devido à pandemia, o Fórum de São Luís não está realizando atendimento odontológico presencial de magistrados, servidores e colaboradores, sendo mantido o atendimento por telefone. Para isso, é necessário ligar para os números (98)3194-5632 ou 98406-2600.

TELETRABALHO – a avaliação dos pedidos de teletrabalho temporário nos casos de grupo de risco ou por contato com pessoas sintomáticas ou com diagnóstico confirmado de Covid-19 será realizada pela Diretoria de Recursos Humanos e pela Divisão Médica do TJMA.

Em caso de teste positivo para o novo coronavírus ou de apresentação de sintomas, o servidor ou seu chefe imediato deve informar à Divisão Médica do Fórum para receber acompanhamentos de enfermagem e médico e ser orientado quanto ao tempo de afastamento, tratamento e retorno ao trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.