Diretoria da FIEMA participa da 2ª reunião do ano da COAGRO, em Brasília
SÃO LUÍS – Com o objetivo de discutir as diretrizes e estratégias para o desenvolvimento do setor no Brasil, o Conselho Temático da Agroindústria (COAGRO) reuniu representantes de federações da indústria de diversos os estados do país, na 2ª reunião de 2024, realizada na sede Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A empresária Cíntia Ticianeli representou a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sindicato de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e Pará (Sindicanalcool) no encontro.
Durante a reunião foram abordados temas importantes para o avanço da agroindústria, incluindo inovações tecnológicas na área da energia, sustentabilidade, importação do arroz mediante a situação pós-enchente no Rio Grande Sul e políticas de incentivo ao setor, além de iniciativas conjuntas para enfrentar os obstáculos e potencializar as oportunidades no setor do agro focando, também, na geração de empregos e economia.
Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação do ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, sobre o Acordo de Cooperação de Mobilidade de Baixo Carbono, na qual destacou o potencial do Brasil na liderança da transição para transportes de baixa emissão de carbono avaliando a forma como o país pode promover soluções limpas e renováveis no contexto de transição energética.
“Esses temas são importantes para nosso estado, pois nós somos do segmento de energia renovável e limpa oriunda da produção de biomassa, e esse estudo do Luciano é favorável à continuidade da produção de biocombustíveis. No Maranhão, já temos quatro unidades industriais, indo para uma quinta, com aumento de oferta de produção. E, nesse sentido, fortalece a vantagem competitiva para o estado com a produção de biocombustíveis” destacou Cintia Ticianelli.
Na ocasião, além da diretora da FIEMA, participaram da reunião do COAGRO, Pedro Robério, presidente do Sindaçúcar (AL), Roberto Holanda, diretor executivo da Bioenergia Brasil, entre outros representantes nacionais que atuam no setor agroindustrial.
O COAGRO faz parte de uma rede de Conselhos Temáticos da CNI, formados por representantes de federações das indústrias do país e de associações nacionais setoriais. Os membros se reúnem periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as ações da CNI no que se refere à defesa de interesses da indústria brasileira.