O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Diferentes posições para a amamentação

Uma das coisas mais importantes que uma mãe precisa fazer quando dá à luz, é amamentar seu filho. A conexão entre filho e mãe nesse momento é única, e para todas as mães, apesar de ser trabalhoso, é mágico de tão especial. 

Amamentar é uma responsabilidade, e quando a mãe precisa se esforçar para ter certeza de que seu filho vai conseguir se alimentar corretamente. Mas não só isso, existem posições que evitam que o bebe se engasgue, ou mesmo que ele tenha cólica depois. 

Tudo isso somado a quanto a mãe consegue ficar confortável. Dito isso, será que você sabe quais são as melhores posições para amamentar, aquelas posições especiais que unem tudo o que falamos aqui agora? Se você é uma mãe de primeira viagem, é extremamente importante que você aprenda como fazer para garantir que seu bebe coma direito.

E hoje estamos aqui para ajudar. Hoje vamos listar aqui 5 posições diferentes para você dar de mamar para seu bebe, e garantir que ele tenha a melhor alimentação possível, e que você também não sinta dores, e os dois possam ter um momento mágico juntos. 

Embalando

Vamos começar então essa lista com uma posição que a maioria das mamães já deve conhecer. Uma posição que é um clássico e que funciona muito bem. Nela, a mãe está sentada e segura seu filho com a cabeça apoiada ao longo do seu antebraço, tudo variando do peito ou então se a mãe é destra ou canhota.

O corpo fica apoiado na sua barriga, e por isso é bem confortável. No entanto, é preciso ter atenção com os recém-nascidos, porque geralmente eles são tão pequenos que acabam não tendo muito apoio.  

Nesse caso, é bom usar algo para aumentar o tamanho do bebe, como por exemplo uma almofada. Vale lembrar que o bebe deve alcançar naturalmente o peito para amamentar, sem força-lo na direção do mesmo. 

Reclinado

Uma ótima posição para se usar com uma poltrona de amamentação, afinal, você vai precisar ficar recostada confortavelmente. Esse tipo de posição também é conhecido como “amamentação biológica”, muito porque ela é quase sempre a primeira posição que uma mãe amamenta.  

A ideia é simples, você vai estar sentada a recostada, e então você vai colocar o seu bebe ao alcance do peito, caso ele se mexa em direção ao mesmo, é sinal de que ele não só está com fome, mas está pronto para mamar.  

Nesse caso, o seu trabalho é mantê-lo em uma posição que ele consiga mamar sem maiores problemas, deixando ele recostado sobre você, e com a cabeça na altura certa para que tudo dê certo. E lembrando, diferente da outra posição, essa é para qualquer bebe, não só recém-nascido.

Deitada de lado

Nem sempre a mãe tem disposição para ficar sentada ou em pé, principalmente durante aquelas amamentações da madrugada. Pode ser tão desgastante que às vezes o melhor a se fazer é amamentar deitada.

E não existe problema nenhum em fazer isso quando se está ao menos despertado o suficiente para não cochilar enquanto amamenta. Na verdade, a posição onde os dois ficam deitados de lado, um de frente para o outro, é inclusive muito recomendada.  

Desse jeito nenhum dos dois fica desconfortável, e a amamentação acontece sem trabalho, sem cansaço, e até de uma forma descontraída inclusive ajudando a mãe e o bebe a terem um laço bem mais forte 

Bola de futebol americano

Essa posição pode parecer um pouco parecida com o embalando, mas ela tem suas diferenças. Como o nome sugere, a mãe precisa segurar o bebe como se fosse uma bola de futebol americano, com a diferença de que a mãe precisa estar sentada. 

Dessa forma, a mãe pode ver o bebê mamando, o que é uma imagem muito bonita, mas ao mesmo tempo ela pode ter certeza de que ele está se alimentando direito, tendo controle sobre a amamentação, o que é importante. 

Outro detalhe importante é que essa posição é especificamente importante para quem tem seios avantajados, sendo mais confortável tanto para ela quanto para o próprio bebe, assim ela não sofre com dor nas costas e o bebe consegue alcançar facilmente. 

Cavaleiro

Essa posição também é bem conhecida por ser bem confortável para ambos, e é muito boa para evitar cólicas no bebe. Ele vai se sentar na coxa da mãe, como se estivesse montando um cavalo.

Ele também pode se sentar em uma almofada caso seja mais cômodo para ajustar a altura. Afinal, para a posição ficar perfeita, ele deve estar à altura do seio, sem que a mãe precise levantá-lo. 

E essa posição é muito boa para bebês mais grandes justamente na parte de altura, e uma boa posição para tentar fazer quando você sentir que o seu bebe já está um pouco mais grandinho.