8 dicas para escolher a cortina do quarto

As cortinas são parte importante da decoração de uma casa, ela pode deixar um cômodo mais estiloso, pode deixar ele mais iluminado, pode até deixar ele mais arejado, e dependendo das suas escolhas na hora de comprar uma.

Mas será que você sabe tudo o que tem que saber para comprar uma cortina? Existem algumas coisas que você precisa saber para fazer a melhor escolha possível, afinal, é um investimento considerável.

Para te ajudar, hoje estamos aqui para dar 8 dicas de como você pode escolher a cortina do seu quarto da melhor forma possível, para não ter arrependimento depois. 

Entenda as combinações do seu quarto

Você quer que a sua casa combine em todos os aspectos? Por acaso sim, você precisa levar em consideração várias coisas na hora de escolher a sua cortina. Por exemplo, os tapetes, os quadros, os enfeites em geral.

Se você quer que tudo fique na mesma direção, seja com um estilo de arte igual ou mesmo com a mesma paleta de cores, você precisa levar isso em consideração. E se por algum acaso você for colocar em um cômodo com muitos móveis, até a cor deles tem que ser levada em consideração também. 

Confira qual é o comprimento da cortina

O comprimento da cortina é importante, pois tudo depende do que você quer dessa cortina. Por exemplo, se a janela fica em cima da sua cama, você não vai querer uma cortina que vá até o chão, fica mal colocado.

Mas, se não tem nada entre a janela e o chão, talvez você queira uma mais longa e mais imponente, que possa se estender até o chão, dando um ar mais grandioso para aquela janela e também para o cômodo como um todo. 

Escolha o melhor tecido para você

Outro ponto importante é o do tecido da sua cortina. O tecido vai ditar se o quarto vai ser mais ou menos arejado, mais ou menos escuro. Quanto mais fino o tecido, mais luz passa por ele, e também mais ar, e se mais grosso fica mais escuro e mais quente.

Beleza ou praticidade?

Às vezes acontece de termos que escolher entre uma das duas coisas. Muitas vezes dá para unir os dois, mas nem sempre, por exemplo, uma cortina Black out pode ser muito útil e muito prática, mas ela não tem como ser muito bonita.

Pelo menos não mais bonita que uma cortina que é planejada para ser parte da decoração. Então você tem que decidir o que é que você precisa mais, se são cortinas práticas que tem um motivo para estar ali, ou se você precisa se algo mais pela beleza. 

Pense na iluminação

Quão iluminado é esse cômodo que você vai colocar cortina? Você tem que pensar nisso a hora de escolher a sua cortina, principalmente porque uma escolha errada de cores pode fazer com que você deixe o lugar escuro demais.

A luz natural é importante para um quarto, e se a sua cortina não é daquelas que dá para empurrar para o lado, você precisa tomar cuidado com as cores escuras, principalmente em quartos onde a janela é o único lugar para a luz entrar. 

Qual é o suporte?

É muito importante que você decida qual vai ser o suporte da sua cortina, já que existem vários modelos. Os dois mais famosos são os trilhos e os varões. Os trilhos são mais discretos, e estão ali para não serem vistos, e inclusive são mais práticos.

Os varões tendem a ser visíveis propositalmente, fazendo parte do visual do cômodo como um todo, por isso tem sempre um acabamento bem feito, e caso você opte por eles, tem que comprar um que combine com o resto da decoração. 

Pense na cor

A cor de uma cortina é muito importante por diversos motivos. Por exemplo, você já pensou que cores claras acabam sujando mais rápido? A exposição direta com o vento e com o sol faz com que cortinas de clores mais claras se manchem primeiro.

Por outro lado, se você colocar uma cortina preta em um quarto fechado com o sol batendo direto nela, você vai estar praticamente criando uma sauna, já que o calor vai fazer com que o quarto fique abafado, e um quarto abafado no verão pode ser até perigoso para a saúde. . 

Compre com qualidade

E por fim, temos que alertar para você sempre tomar cuidado com a qualidade do que você está comprando. Não compre uma cortina em qualquer lugar, procure lojas especializadas, e sempre fique de olho na qualidade final do produto.

Como dissemos, cortinas são praticamente compradas sob medida para caber onde você quiser colocar e se você comprar de marcas duvidosas, o que vai acontecer é que você vai ver ela encolher após a lavagem, jogando fora todo seu planejamento.