"
Giro de Noticias

Dicas de comidas fáceis e rápidas para fazer no jantar

Essa pergunta é o pesadelo de muitos homens e mulheres que cozinham e principalmente que precisam cozinhar para outras pessoas em casa: o que fazer de comida para o jantar?

Nesse artigo vamos dar algumas dicas para quem quer encontrar receitas fáceis para fazer no jantar, sem gastar muito tempo na cozinha e buscando ganhar tempo com organização.

O grande problema é que muitas dessas pessoas têm a rotina diária corrida, tendo que conciliar tempo, família e outros fatores. Dessa forma, chegar em casa com cansado (a) e ainda ter que pensar em cozinhar pode ser bastante desanimador.

Trabalho X Tarefas de Casa

Quem precisa trabalhar fora sabe disso: o jantar não é a única preocupação ao chegar em casa. Muitas pessoas possuem responsabilidades como cuidar da limpeza da casa, filhos, família, tarefas escolares, estudos, etc. E conciliar tudo isso não é nada fácil!

Acrescente aí a necessidade de cozinhar, e tudo fica ainda mais difícil. Apenas ter que pensar no que cozinhar para o almoço ou jantar pode ser bastante desgastante, afinal o tempo é limitado para quem precisa conciliar tarefas e responsabilidades.

Não é à toa que muitas mulheres guerreiras dão conta de tudo isso que citamos acima. E não é nada fácil.

Mas voltando ao ponto chave desse artigo: como e o que cozinhar se falta tempo?

Vale a pena seguir receitas fáceis e práticas para fazer, especialmente à noite, que para muitos é o momento de descanso. Então quanto menos tempo mexendo com panelas, melhor. 

É claro que existe a possibilidade de se comprar comida pronta ou congelada (como as lasanhas congeladas). É sim uma boa alternativa, pensando em praticidade e ganho de  tempo.

Mas o que queremos aqui é dar dicas para quem não quer gastar mais do que o necessário, e prefere cozinhar em casa.

Veja algumas dicas:

Pratos com carne moída

A carne moída é bastante prática na culinária, e fazendo direitinho, dura bastante tempo na geladeira.

Dá pra deixar pronta para o jantar ou até para o dia seguinte, servindo como acompanhamento ou mesmo recheio de pastéis, que tal?

E por falar em carne moída…

Panquecas são super fáceis!

A massa de panqueca é bem fácil e rápida de fazer. Dá pra rechear com a carne moída que você já fez antes, cobrir com molho pronto.

Pensando em praticidade, esse acompanhamento é tão bom, que dá até para rechear com presunto e queijo!

Pratos com Batatas

As batatas também são bem práticas para se utilizar no preparo de comidas e misturas fáceis. Até a batatinha frita é uma boa opção, pela praticidade e rendimento.

Pratos como o fricassê de frango podem ser uma boa opção se você já tem frango desfiado e temperado.

Lasanha sim!

Não dá pra negar! A lasanha é um prato super fácil de fazer, sendo necessária apenas a montagem e tempo para assar.

Podem ser utilizados na montagem a carne moída, que já falamos aqui, ou apenas presunto, queijo e massa.

É passar no supermercado, comprar a massa de lasanha, os ingredientes do recheio, montar e assar, que tal?!

Omeletes

Pensando em “misturas” bem fáceis de fazer, o omelete sem dúvidas é uma das mais lembradas!

Basta bater os ovos e fritar! Alguns ingredientes bastante utilizados como queijo, presunto e outros, nem sempre são obrigatórios nessa mistura. 

A praticidade do omelete chega a ser viciante a ponto de sentir vontade de fazer várias vezes na semana. E convenhamos: é difícil não gostar de ovos fritos ou de omeletes!

Refogados

Quem chega em casa cansado (a) do dia de trabalho, é claro que quer uma comida saborosa, mesmo que tenha que fazer.

Os legumes refogados são uma boa opção para acompanhar o arroz com feijão, pois não levam muito tempo de preparo.

Mas e o arroz e feijão?!

Você até pode optar por lanchinhos à noite, substituindo a janta. Mas vez ou outra vai precisar fazer (e vai querer) a boa e velha combinação de arroz com feijão.

Pensando na praticidade na hora do jantar, a dica é preparar o feijão antes, seja no almoço ou no dia anterior, e apenas aquecer à noite.

Isso vale para o arroz também, sem problema nenhum!

Vale lembrar que é possível preparar arroz em poucos minutos na panela de pressão e até mesmo nas já populares panelas de arroz elétricas. Pode ser uma boa ideia adquirir uma, já que o propósito é reduzir o tempo de preparo dos alimentos!

Como ganhar tempo na hora de cozinhar

Para quem tem pouco tempo livre para cozinhar e precisa correr, algumas dicas podem ajudar a ganhar tempo e não deixar ninguém em casa sem refeição.

Pensando em agilizar o preparo e ganhar tempo na hora das refeições, essas dicas podem ser bastante úteis:

Prepare antes

Como já foi dito, um bom hábito é antecipar as próximas refeições, por exemplo, preparando no almoço a quantidade necessária para sobrar e servir no jantar.

É possível ainda recorrer ao forno de micro-ondas para aquecer os alimentos, e ganhar mais tempo.

Congele

Muitos alimentos, especialmente as “misturas” e acompanhamentos podem ser congelados para serem preparados ao longo da semana.

Alimentos à base de molho, massas, carnes… podem ser congeladas e descongeladas quando for preparar. A dica é organizar os alimentos em potinhos bem fechados para levar ao congelador.

O sabor pode não ser o mesmo do prato feito na hora, mas a praticidade vai valer a pena, e vai continuar saboroso.

Essa prática é muito comum e realizada por estudantes que passam o dia na faculdade e por trabalhadores com pouco tempo livre. 

Opte pelo fácil

Você viu algumas dicas para facilitar o preparo, inclusive com sugestões de pratos. E pensando em ganhar tempo, vai valer a pena. Lembre-se que não é vergonha nenhuma comer ovo frito às vezes.

Vale a pena optar pelo fácil durante a semana e deixar os pratos especiais para preparar nos finais de semana ou quando tiver mais tempo.

Bom, essas foram as nossas dicas para preparar o jantar sem perder muito tempo. Espero que elas sejam bastante úteis pra você!