Dia do Administrador: as três maiores lições que a pandemia pode ensinar para pequenos e médios empreendedores

Com as pessoas passando a maior parte do tempo em casa, além de outras medidas mais restritivas referentes ao isolamento social, muitas empresas de pequeno e médio porte foram obrigadas a encerrar suas atividades durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. O governo disponibilizou no último mês mais R$ 12 bilhões para o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), além dos R$ 15,9 bilhões que já haviam sido direcionados para essa linha de crédito. Para essas empresas que vão receber o apoio do programa, não basta o incentivo financeiro, é o momento de repensar as práticas do negócio e inovar nos processos. 

Para comemorar o Dia do Administrador, no próximo dia 9, e tendo em vista o cenário nada favorável para aqueles que ainda empreendem no Brasil, a coordenadora do Curso de Administração da Pitágoras São Luís, Klelia Espindola Rodrigues, elencou as três principais lições que a pandemia pode ensinar aos pequenos e médio empreendedores e seus negócios. Esses pontos resumem algumas orientações e dicas, como sendo uma alternativa prática para quem quer ver sua empresa saindo mais forte depois dessa crise sem precedentes: 

1.       FAZER DO LIMÃO UMA LIMONADA – Muitas mudanças impactaram diretamente os negócios: a distância deixou de ser um problema, o Brasil viu as empresas de todos os setores adaptarem o modus operandi de produção e venda, e, por mais incrível que possa parecer, os frutos só foram positivos. O e-commerce passou a ser obrigatório para o cliente e, em paralelo, a inovação passou a fazer parte dos processos de uma empresa. Além disso, as relações de trabalho precisaram ser repensadas e os recursos otimizados, garantindo assim a segurança do negócio. Mesmo em meio a tantas mudanças e adaptações que se fizeram necessárias, o administrador não deve enxergar esse novo cenário como um problema – mesmo que pareça desafiador, o momento precisa ser encarado como um mundo de oportunidades se abrindo. 

2.       MUITA GENTE TALENTOSA DESEMPREGADA – é hora de investir em conhecimento e não em infraestrutura. Pessoas são o bem mais precioso de qualquer organização e agora é a melhor hora de investir no capital humano, para contratar grandes talentos que estão dispostos a negociar, seguindo a regra clássica da oferta e demanda. Nenhuma máquina tem a melhor ferramenta para superar uma crise: criatividade. E convenhamos que o brasileiro tem muitas vantagens, quando a expertise que procuramos é a capacidade de inovar e enxergar uma saída. 

 

3.       ATRAÇÃO DE NOVOS CLIENTES – é triste, mas é a realidade. Com a concorrência mais baixa devido aos inúmeros fechamentos e falências de empresas, este é um ótimo momento para a prospecção de novos clientes, além de, claro, manter os que já são fiéis. É o momento para dar atenção aos detalhes, oferecer uma experiência de compra impecável do começo ao fim e tratar de perto essas pessoas que vão conhecer seu negócio. O atendimento de excelência pode sim ser a principal solução para salvar uma empresa depois dessa crise. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: www.faculdadepitagoras.com.br.

Sobre a Kroton 

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br