Dia das Mães: drible a concorrência e venda mais com cinco dicas

 Está aberta a corrida em busca dos presentes para o Dia das Mães! E neste ano a data comemorativa, considerada a melhor do semestre para os varejistas, deve levar maior movimento às lojas físicas em comparação com anos anteriores. 44% dos consumidores ainda preferem comprar pela internet, mesmo com o funcionamento do comércio sem restrições, aponta a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. 

Mas, com os preços em alta, os consumidores estão ainda mais atentos aos gastos. Segundo o levantamento, o que determina se a compra será feita em uma ou outra loja são a atratividade do preço, a qualidade dos produtos e as promoções. 

O relatório mostra também que a maioria dos entrevistados pretende pesquisar antes de comprar os presentes: 71% deles farão por meio de sites/aplicativos, 41% nas redes sociais e 40% nos shoppings. 

De olho no fato de que a maior parte das varejistas estão marcando presença digitalmente, as companhias precisam utilizar estratégias para evidenciar os produtos não somente na loja física, mas também na internet, por meio de site e/ou redes sociais. Pensando nisso, a ZENVIA indica os cinco passos que devem ser seguidos para atrair mais clientes e lucrar mais neste Dia das Mães:

  1. Defina o público-alvo

Determinar o público é o primeiro passo para que a sua campanha de marketing tenha sucesso. Você pode até ter pensado: “mas se a campanha é sobre o Dia das Mães, então, deve ser voltada para as mães, certo?”. Errado! E muitas lojas cometem esse equívoco. Se a sua intenção é vender, você não deve direcionar as ações diretamente para as mães, mas sim para quem irá presenteá-las: filhos, maridos, netos e genros, por exemplo.

Faça uma lista com as principais informações sobre esses perfis de consumidores: enquanto os maridos e filhos podem comprar produtos mais caros, netos e genros podem buscar por pequenas lembranças. Dessa forma, você saberá qual tipo de linguagem deve ser utilizada e quais produtos poderá oferecer para cada um durante a divulgação.

  1. Invista na atualização do site

Para chamar a atenção das pessoas para o seu site é necessário investir em designer gráfico,  técnicas de SEO, conteúdo de qualidade e atualização constante dos produtos em estoque. Vale a pena criar um destaque especial para o Dia das Mães, evidenciando o fato de que o seu site é uma boa opção para comprar presentes para a data. Aposte também em chamadas atrativas para as promoções, com links já direcionados para os itens da loja. Também deixe ícones estratégicos posicionados como, por exemplo, uma aba exclusiva para as ofertas. Dessa forma, o consumidor saberá exatamente onde clicar para pesquisar os melhores preços.

  1. Promova a data nas redes sociais

Utilize Facebook, Twitter e Instagram para aumentar a proporção da divulgação da sua loja física e, também, dos produtos disponíveis no e-commerce. Você pode, por exemplo, dar dicas de presentes ideais para cada estilo de mãe e relacioná-los aos seus produtos. Além disso, mostre que sua loja possui kits promocionais exclusivos para a data e divulgue os descontos ou promoções que estiver oferecendo especialmente para o Dia das Mães.

  1. Lembre-se do E-mail Marketing

Nesta data, os consumidores serão impactados com e-mails marketing e, por isso, você deve se destacar já no título escolhido. Use frases chamativas, divertidas, e que instiguem a curiosidade dos seus clientes para abrir o e-mail. Já no conteúdo, você pode usar imagens que sejam referentes à data e outras pequenas que mostrem os seus produtos. Além disso, não se esqueça de que o Dia das Mães tem muito apelo sentimental, portanto, use isso a seu favor: invista em mensagens que digam como é importante que o cliente não se esqueça de presentear sua mãe, sugestões de presentes e outras frases que estimulem a compra — mas evite ser clichê.

  1. Invista em diferentes canais de comunicação

Não é novidade que o número de smartphones ultrapassaram a quantidade de desktops em uso no Brasil. Com a digitalização de processos, que já estava em franco crescimento, as empresas tiveram que acelerar a transformação digital, independente do seu porte e segmento. Consumidores que nunca haviam comprado on-line agora perderam o medo de adquirir produtos nas plataformas digitais. No entanto, é preciso pensar na jornada do cliente de ponta a ponta, focando em proporcionar uma experiência de qualidade desde o período de educação e pesquisa, no pré-venda, passando pela compra, retenção e expansão, no pós-venda. Por isso, é fundamental que sua loja esteja disponível no canal de comunicação  preferido do público-alvo.

Sobre a ZENVIA

Com atuação em toda a América Latina e mais de 11 mil clientes, a ZENVIA (NASDQ: ZENV) é movida pelo propósito de criar um novo mundo de experiências, por meio de uma plataforma que empodera as empresas, para que possam criar experiências únicas de comunicação para seus clientes finais. No Mundo Zenvia, acreditamos que a evolução tecnológica e a experiência humana, combinadas, são capazes de unificar a comunicação em toda a jornada do consumidor e nos canais de sua preferência. Para saber mais, acesse o nosso site e confira nossos perfis no LinkedInFacebookInstagramYouTube e Twitter.