Detran/MA promove ação educativa do Projeto “Se Liga na Via”

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, na segunda-feira (17), ação do Projeto “Se Liga na Via”, na Avenida 4, no Maiobão, Paço do Lumiar. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV). 

O Projeto “Se liga na Via” tem como objetivo a realização de blitz com caráter educativo nas avenidas, para orientar os condutores sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool e conscientizar a população quanto à importância em respeitar as Leis de Trânsito. Durante a ação foram abordados cerca de 150 veículos e 450 pessoas, entre condutores e passageiros.

Segundo o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA,  e responsável por coordenar a ação, Pabyo Mendes, a blitz educativa busca a redução no índice de acidentes de trânsito, por meio da orientação. “O apoio de outras instituições é fundamental para que o objetivo de salvar vidas seja alcançado. A educação para o trânsito é um trabalho que tem como um dos objetivos conscientizar a população que a adoção de atitudes corretas na malha viária fará a diferença para evitar um acidente” declarou.

Durante a ação, a equipe do Detran-MA distribuiu material educativo aos condutores, com dicas de cuidados no trânsito e informações sobre a Lei Seca. Os motoristas também receberam os adesivos “Eu Apoio a Operação Lei Seca”.

O motorista profissional Raimundo Mateus Pereira Campos elogiou a realização da blitz educativa. “O trabalho de conscientização realizado pelo Detran-MA é prático e eficaz. Acredito que ações como essas devem ser realizadas constantemente em nossa região. Parabéns a todos os órgãos envolvidos”, disse.

Para a comerciante Maria de Jesus dos Santos, as ações educativas são essenciais no trânsito. “Mostrar para o cidadão que as suas escolhas no trânsito podem salvar ou tirar vidas é muito importante. Acredito que a educação ainda é a melhor forma de tentar mudar a postura da sociedade sobre a importância em obedecer as Leis de Trânsito”, afirmou.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, destacou a importância da parceria entre as instituições. “Apesar do trânsito da nossa cidade ter sido municipalizado há pouco tempo, com a parceria entre o Detran-MA e Policia Militar do Maranhão (PMMA), junto com nossos agentes de trânsito, conseguimos diminuir significativamente o número de acidentes na malha viária. Esse resultado só foi possível graças às fiscalizações e, principalmente, às ações educativas realizadas para a sociedade. Temos o mesmo objetivo em comum: promover a paz no trânsito” ressaltou.

Retorno

Após um período de suspensão, devido às medidas sanitárias de proteção ao Covid-19, o Detran-MA está retomando as atividades educativas presenciais e, para isso, vem adotando todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus. Durante as ações, os educadores usam máscaras de proteção, têm acesso a álcool gel e respeitam o distanciamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.