Detran-MA amplia atendimento aos maranhenses e reforça campanhas educativas em 2022

O Governo do Maranhão investiu em inaugurações para agilizar e ampliar a prestação de serviços ao cidadão em 2022. Por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foram inaugurados, neste ano, 14 Postos Avançados de Atendimento bem estruturados, em benefício da população maranhense. 

Outro ponto positivo de 2022 foram as campanhas educativas, promovidas em todo o estado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro. 

Atualmente, o Maranhão conta com 42 Postos Avançados de Atendimento que disponibilizam os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentação de veículos, promovendo mais conforto e segurança aos usuários do Detran-MA. 

Neste ano, 14 Postos foram inaugurados e estão localizados nos municípios de Brejo, Parnarama, Jenipapo dos Vieiras, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, São Francisco do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Urbano Santos, São João do Sóter, Humberto de Campos, Barreirinhas, Barão de Grajaú, Riachão e Cururupu.

Para o diretor-Geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, as inaugurações de 2022 demonstraram o cuidado do Governo do Maranhão em proporcionar a todos os cidadãos acesso aos serviços ofertados pela autarquia. Afirmou que o ano de 2022 foi repleto de muito trabalho, o que permitiu realizar grandes inaugurações pelo Maranhão e chegar mais perto da população para otimizar os serviços oferecidos pelo Detran-MA. 

“Estamos em busca, cada vez mais, dessa aproximação com o cidadão maranhense e de desburocratizar o órgão para facilitar a vida das pessoas. Sob o comando do governador Carlos Brandão, estamos promovendo uma gestão pensada, também, no servidor, beneficiando-os pelos serviços prestados. Desejo que em 2023 continuemos com esse importante trabalho em prol do povo e dos colaboradores da autarquia”, afirmou Hewerton Pereira.

Outro grande avanço que o Detran-MA proporcionou, este ano, foi em relação às atividades de conscientização e fiscalização para a promoção de um trânsito mais seguro no estado, principalmente com a realização da Operação Lei Seca, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). 

O setor de Educação para o Trânsito viabilizou, também, diversas atividades educativas em empresas, escolas e outras instituições visando sensibilizar os cidadãos sobre os cuidados no trânsito. Até o mês de novembro, foram realizadas 1.099 ações presenciais e 1.475 digitais em todo o Maranhão.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Marcos Paulo Pereira, destacou que as ações foram realizadas em todo o estado, também, por meio dos coordenadores de educação para o trânsito, lotados nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)

“O Governo do Maranhão, por meio do Detran, realizou, durante este ano, diversas ações de educação para o trânsito. Promovemos, em grande maioria, atividades em escolas e empresas, através dos Programas Detran Vai à Escola, Detran Volante e Agente Multiplicador. E promovemos importantes eventos, como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, contribuindo para a segurança do cidadão maranhense no trânsito”, complementou Marcos Paulo Pereira.

Outros serviços

O Maranhão também teve crescimento no número de habilitações emitidas. Em 2022, mais de 200 mil habilitações foram feitas, número maior que 2021, ano em que foram emitidas 184.825 CNHs. A habilitação é um importante documento de identificação que, também, abre portas para oportunidades de empregos. 

Outro avanço que a autarquia promoveu foi a capacitação de mototaxistas e motofretistas, por meio do Programa Detran com o Povo, que qualificou, somente neste ano, mais de 13 mil motociclistas.

Para o mototaxista César Augusto, o curso é uma oportunidade de se qualificar ainda mais. “É bom para nos trazer o conhecimento, pois, às vezes, estamos tanto na correria que acabamos nos esquecendo de certos procedimentos que temos que ter no trânsito. Então, uma capacitação dessa é boa para a pessoa renovar o conhecimento”, disse.