Desembargador Paulo Velten é homenageado pela Corregedoria

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) realizou na manhã desta quarta-feira, 14, solenidade de descerramento de foto em homenagem ao ex-corregedor e atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, na Galeria dos Corregedores Gerais da Justiça do Maranhão. O magistrado liderou o Órgão no Biênio 2020/2022.

O ato foi conduzido pelo juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, diretor da Corregedoria, e contou com a participação do desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, que destacou as ações desenvolvidas no último biênio, pontuando as medidas adotadas para manter o trabalho durante a pandemia, além das boas práticas implementadas e mantidas pela atual gestão. “Estamos colhendo muitos frutos do trabalho realizado pela gestão passada, o que nos permite trabalhar em novos projetos e avançar na melhoria da gestão do Órgão”, pontuou.

O corregedor Froz Sobrinho lembrou que no biênio passado foi recriado o Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria, que passou a atuar em parceria com municípios e Estado avançando na regularização de propriedades e imóveis, urbanos e rurais; instalou mais de 100 unidades interligadas de Registro Civil; atualizou o Código de Normas da Corregedoria; ampliou as discussões do Fórum MATOPIBA para todo o país, transformando-o em Fórum Fundiário Nacional; deu visibilidade ao Judiciário maranhense à frente do Colégio de Corregedores Gerais, realizando duas edições do Encontro de Corregedores Gerais da Justiça em São Luís, um virtual e outra presencial; fortaleceu a divulgação do trabalho realizado pelo NUGEP/NAC, dentre outras importantes ações.

O desembargador Paulo Velten agradeceu a homenagem, relembrou momentos do trabalho desenvolvido ao longo de dois anos, e agradeceu o apoio de magistrados, magistradas, servidores e servidoras da Corregedoria para o sucesso da gestão finalizada no último mês de abril. Também ressaltou que mesmo durante a pandemia esteve despachando todos os dias no prédio sede da Corregedoria, citou o empenho e dedicação do servidor Francisco Mousinho, que faleceu vítima de Covid-19 em abril de 2021, e finalizou afirmando que só realizou um bom trabalho porque conseguiu construir um espírito de equipe. “Somos efêmeros mas a Instituição é permanente, por isso o mais importante desse registro é deixar na memória de todos o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, uma continuidade do labor de outras gestões”, finalizou.

Participaram da solenidade de descerramento da foto, as desembargadoras Sônia Amaral; e Francisca Galiza; os desembargadores José Gonçalo de Sousa Filho; José Luiz Oliveira de Almeida; Vicente de Paula Gomes de Castro; Gervásio Protásio dos Santos; Sebastião Joaquim Lima Bonfim; Francisco Ronaldo Maciel Oliveira; Luiz Gonzaga Almeida Filho; Tyrone José Silva; José de Ribamar Castro; e o desembargador aposentado e chefe de Gabinete da CGJ, José Bernardo Rodrigues. Também participaram da cerimônia, a juíza coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, Tereza Nina; os juízes auxiliares José Nilo Ribeiro Filho (TJMA) e Gladiston Cutrim (CGJ); o diretor-geral do TJ, Carlos Anderson; e a servidora com mais tempo de serviço na Corregedoria, Altair Corrêia.