Deputado Rafael repercute MP que concede reajuste salarial aos servidores estaduais

O deputado Rafael (PDT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, destacou, na sessão plenária desta terça-feira (14), a Medida Provisória 373/2021, encaminhada pelo governador Flávio Dino (PSB), que concede reajuste salarial de 9% aos servidores públicos da administração estadual direta, autárquica e fundacional. 

No pequeno expediente, o parlamentar destacou que a MP teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e deverá ser colocada na Ordem do Dia, nesta quarta-feira (15), para apreciação pelo Plenário.  

“É uma medida de suma importância, pois traz, de verdade, o maior reajuste aos servidores públicos. A luta é constante por melhorias salariais e de condições de trabalho, mas há, nessa MP, um reajuste que ultrapassa mais de 100% em algumas carreiras”, disse o parlamentar.

Segundo ele, é um reajuste médio de 9% nas remunerações, vencimentos, subsídios e gratificações. O deputado parabenizou, ainda, a equipe econômica do governo e afirmou que o impacto financeiro anual do reajuste será de R$ 600 milhões. O parlamentar reforçou que a medida trará dignidade aos servidores.

“Nós vimos muitos estados atrasarem salários, parcelarem décimo terceiro e, no Maranhão, o governador Flávio Dino consegue reajustar a folha de pagamento em R$ 600 milhões por ano sem parar de fazer investimentos”, completou o líder do governo. 

Mutirão 

Ainda na tribuna, o deputado Rafael também falou sobre o mutirão realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), no município de Timon, atendendo mais de 500 pacientes da região com cirurgias de catarata.  

“Um procedimento médico importante, que devolve a visão, a autoestima e que, com certeza, dá dignidade às pessoas com esse problema. Foram quatro dias intensos de muito trabalho. Os pacientes puderam ter os seus encaminhamentos, fazer exames pré-operatórios e sair daquela unidade já com a sua previsão cirúrgica”, concluiu.