Defensoria realiza audiências públicas em Belágua e Paulino Neves, cidades que receberão a Carreta dos Direitos

As cidades de Belágua e Paulino Neves serão os próximos destinos da Carreta dos Direitos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, no início de outubro. Antecedendo mais essa grande ação de cidadania, foram realizadas audiências públicas nos dois municípios nessa segunda e terça-feira, dias 5 e 6.

As audiências públicas estão previstas no projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, que tem como carro-chefe as ações da Carreta dos Direitos. Esses encontros prévios visam ouvir as necessidades da comunidade, apresentar os serviços da Defensoria e orientar a população sobre o superendividamento e o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, bem como esclarecer sobre os atendimentos que serão realizados na carreta.

Em Belágua, no dia 5, a Câmara Municipal de Vereadores ficou lotada para a audiência. Diretores de escola, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros representantes da sociedade civil e do Município participaram do encontro.

Nesta terça (6), foi a vez de dialogar com a comunidade em Paulino Neves. Além da presença expressiva dos moradores da cidade, o defensor Igor Ferreira, titular do Núcleo Regional da DPE/MA em Tutoia, participou da audiência. A cidade de Paulino Neves é termo judiciário de Tutoia e, por isso, também é atendida por essa unidade da Defensoria.

O defensor público Alberto Bastos, diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, conduziu as duas audiências. Nas duas ocasiões, o gestor apresentou os temas do projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas” e esclareceu dúvidas dos participantes.

“Essas audiências são importantes ferramentas para que nós consigamos otimizar os atendimentos que serão prestados na carreta. São nesses momentos, que ouvimos a população para conhecer suas demandas e levar serviços que atendam essas necessidades”, destacou Alberto Bastos.

As ações da Carreta dos Direitos estão previstas para os dias 3 e 4 de outubro em Belágua e 6 e 7 de outubro, em Paulino Neves.  Assim como em outras atividades da carreta, deverão ser ofertados os serviços de assistência jurídica, resolução de demandas relacionadas a benefícios federais como aposentadoria, serviços de saúde, emissão de documentos (1ª e 2ª via) e renegociação de dívidas de contas de luz e energia.