O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

PlantãoÚltimas Noticias

Defensoria Pública do Maranhão celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa e alerta para números preocupantes de violência

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta quarta-feira (1º), cerimônia marcante em alusão ao Dia Internacional de Valorização da Pessoa Idosa. O evento, realizado no auditório Ada Valentina, na sede da DPE, celebrou a data com o tema “Saberes que somam, gerações que se respeitam”, enfatizando o papel essencial dos idosos na sociedade e a necessidade de proteção de seus direitos. O encontro foi uma iniciativa do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da DPE/MA, em parceria com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi).

A cerimônia, conduzida pelo 2º subdefensor-geral Paulo Costa, foi aberta com as apresentações musicais dos corais “Vozes da UNABI” e “Vozes de São José”, sob a regência do maestro Chico Newman, que emocionaram a todos os presentes com clássicos da música popular brasileira. Logo em seguida, o público assistiu a um vídeo com uma mensagem institucional enviada pelo secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, reforçando o apoio e o compromisso com a causa e encorajando a sociedade para o movimento em prol da população idosa.

O 2º subdefensor-geral Paulo Costa apresentou dados do envelhecimento no Brasil e reforçou a importância do empenho coletivo para o avanço de políticas públicas voltadas para essa população. “O direito à dignidade da pessoa idosa é inegociável. A celebração de hoje é um reforço ao nosso compromisso em atuar de forma articulada com outras instituições para que as políticas públicas avancem e se tornem mais eficazes na garantia de uma vida plena para os nossos idosos”, destacou o defensor público.

O ponto alto do evento foi a Conferência Magna, proferida pelo corregedor-geral da Defensoria Pública do Maranhão, Aldy Mello de Araújo Filho. O tema abordado foi “A sabedoria ancestral e os desafios do envelhecimento no Brasil: lições de cuidado, resiliência e dignidade”, provocando reflexão sobre o envelhecimento digno no país. “É nosso dever lutar para que o envelhecimento seja, de fato, um período de dignidade e respeito. A DPE/MA está atenta à necessidade de avançarmos cada vez mais nas políticas públicas que combatam a violência, promovam a qualidade de vida e garantam o acesso à justiça para todos os idosos do Maranhão”, afirmou o corregedor-geral.

Finalizando as atividades da cerimônia, foi realizada uma roda de conversa sobre a importância dos programas de envelhecimento ativo e educação continuada para pessoas idosas. O debate sobre o tema foi coordenado pela vice-diretora do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, Sofia Listos.

Dados de Violência no Maranhão

A relevância da discussão e das ações de defesa dos direitos da pessoa idosa é reforçada pelos dados alarmantes do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da DPE/MA. Em 2025, de janeiro a agosto, o Centro contabilizou 1.739 atendimentos, dentre eles casos de violência e outras violações de direitos, como a falta de documentação básica.

1º Lugar: FALTA DE ACESSO À DOCUMENTAÇÃO BÁSICA: 562 atendimentos

2º Lugar: NEGLIGÊNCIA: 210

3º Lugar: ABUSO FINANCEIRO: 159

4º Lugar: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA 85

                 Além disso, o Ciapvi ainda atua em atividades de mediação de conflitos, encaminhamentos, visitas domiciliares, capacitação e palestras afetas à saúde e o bem-estar da pessoa idosa, contemplando mais de 7 mil cidadãs e cidadãos maranhenses.