Cultura de paz: saúde, bem-estar e qualidade de vida são tema de mostra estudantil em São Luís (MA)
Os últimos 30 dias foram de muito estudo para o jovem Gabriel Bandeira (12), aluno do 7º ano do Ensino Fundamental que, além das atividades curriculares das disciplinas, também passou a se debruçar sobre um tema cada vez mais recorrente e preocupante na sociedade: a saúde mental. Ao lado dos colegas de equipe, Gabriel pesquisou os efeitos de situações corriqueiras, que vão desde um estresse no trânsito até a pressão e a sobrecarga de trabalho enfrentadas por muitos profissionais.
“Nos últimos dias, acompanhei de perto a dedicação de Gabriel e dos amigos, estudamos juntos, construímos juntos e hoje vejo ele aqui apresentando o resultado das pesquisas com o sentimento de satisfação e a sensação de resgate, pois as famílias estão dentro do espaço escolar e isso é muito positivo para a educação dos nossos filhos”, exclamou a jornalista Daniela Bandeira, mãe de Gabriel.
Aproximar o vínculo entre famílias e escola é justamente um dos propósitos da Escola Upaon-Açu com a realização da já tradicional Mostra Científica e Cultural, que chegou à 29ª edição este ano com a apresentação de trabalhos voltados ao tema central “Cuidar de si e de todos”. As apresentações ocorreram nos dois últimos sábados, 27 de maio e 03 de junho, no ginásio da instituição de ensino, em São Luís.
“Nos dias atuais, ter acesso à saúde preventiva é essencial para lidar com os desafios da vida pessoal e em sociedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde está relacionado a um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, esta edição da nossa Mostra Científica e Cultural se preocupou em realizar apresentações pedagógicas a partir do Tema Gerador: ‘Saúde, bem-estar e qualidade de vida, desenvolvidas a partir de 06 eixos temáticos, levando em consideração uma abordagem preventiva voltada para a qualidade de vida”, explicou a diretora-geral, Elsa Balluz.
Campos de pesquisa
Ao todo, cerca de 1.100 estudantes participaram das atividades da Mostra Científica, divididos em 84 equipes, distribuídas entre todos os níveis educacionais. Para cada nível, a escola direcionou um eixo temático com subtemas específicos.
Os alunos da Educação Infantil se debruçaram sobre o eixo do lazer e trabalharam a importância do brincar. Já os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais analisaram os eixos do lazer, da atividade física, da alimentação, dos aspectos psicológicos e da arte.
As equipes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio apresentaram trabalhos a partir de subtemas relacionados a eixos temáticos diferentes. Enquanto os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais atuaram com alimentação, lazer, arte e aspectos psicológicos, os das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio pesquisaram sobre atividade física e práticas holísticas, como terapia com florais, reflexologia, yoga, shiatsuterapia, cromoterapia (terapia com cores), quiropraxia, fitoterapia, aromaterapia e acupuntura.
Cultura de paz
Preocupada com a formação cidadã dos estudantes, a escola Upaon-Açu é referência no ensino humanizado e alinhado às necessárias atualizações sociais, como o respeito às diferenças e a inclusão de grupos minorizados.
“O conceito de cultura de paz é muito mais amplo do que algumas pessoas imaginam e não diz respeito apenas a uma responsabilidade da escola. Para que se efetive, é preciso que a sociedade como um todo adote medidas urgentes e adequadas”, enfatizou a supervisora pedagógica da escola, Andréa Alves.
O que a educadora cita se relaciona com o que a Organização das Nações Unidas (ONU) preconizou no início do ano 2000, proclamado como Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas.
Baseada em tolerância e solidariedade, a chamada cultura de paz respeita todos os direitos individuais e busca resolver conflitos por meio do diálogo, da negociação e da mediação.
“Na Mostra Científica, a nossa ideia é fomentar em toda a comunidade escolar a reflexão sobre a importância do equilíbrio, da tolerância, do respeito, de uma saúde integral. Quando a nossa escola propõe atividades desse tipo, o nosso propósito é formar os alunos, claro, mas torna-los também multiplicadores do conhecimento e agentes transformadores nos ambientes onde estão inseridos”, concluiu a diretora-geral da Escola Upaon-Açu, Elsa Balluz.