Giro de Noticias

CRF-MA homenageia o farmacêutico fiscal mais antigo do Brasil, Dr. Miguel Leda Dourado, in memoriam

O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF-MA) homenageia o fiscal farmacêutico mais antigo do Brasil, Dr. Miguel Leda Dourado, que faleceu em 14 de junho de 2024. O seu legado, de 46 anos, sempre será lembrado pelos profissionais farmacêuticos, principalmente, no que diz respeito ao exercício legal e ético da profissão.  

O presidente do CRF-MA, Dr. Luiz Fernando Ramos, comentou que Dr. Miguel Leda inspirou gerações, por seu conhecimento em Legislação Farmacêutica e por seu bom humor, ao aconselhar os fiscais. Também lembrou que Dr. Miguel foi um ser humano exemplar, como pai e avô.  

“Deixamos aqui neste momento a nossa singela homenagem, não só ao Dr. Miguel Leda Dourado, profissional farmacêutico fiscal mais antigo em atividade, que estava exercendo a sua função no Sistema Conselho Regional e Federal, mas também a toda a sua família que hoje não tem mais fisicamente a presença do seu pai, do seu marido, do seu avô, mas que tenho a certeza que existe uma estrela muito brilhante lá no céu, protegendo a todos nós”, disse o presidente. 

A Conselheira Federal pelo Estado do Maranhão, Dra. Gizelli Santos Lourenço Coutinho, disse que conheceu Dr. Miguel quando ainda era graduanda e estagiava no Conselho, à época o farmacêutico era coordenador de fiscalização. A convivência profissional continuou ainda na época em que ele foi presidente do CRF-MA e enquanto foi chefe do Departamento de Ética.  

“Foi muito parceiro e me ajudou muito. Eu nunca, nunca, jamais, vou esquecer os conselhos do Dr. Miguel. Ouvi muito e aprendi muito com ele. Foi uma pessoa de uma sabedoria incrível e para mim vai fazer muita falta. E eu tenho certeza que para a classe farmacêutica também. Os conselhos dele ficarão aqui guardadinhos no meu coração”, lembrou Dra. Gizelli Lourenço. 

A conselheira federal também destacou que a trajetória de Dr. Miguel foi marcada por ter ajudado a fundar e reabrir o Sindicato dos Farmacêuticos do Maranhão (Sinfarma), do qual foi presidente.  

“Então, Dr. Miguel deixou um legado inigualável para a profissão. Nós temos os artigos do Dr. Miguel no site do Conselho Regional de Farmácia, nos quais fala sobre ética e sobre a nossa profissão com muita sabedoria”, afirmou Dra. Gizelli.