Corpo de Bombeiros realiza formatura extraordinária para declaração de aspirantes

Em solenidade de caráter extraordinário promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), nesta sexta-feira (29), vinte e seis cadetes foram declarados Aspirantes a Oficial, o posto corresponde a um estágio para o ingresso ao oficialato. A etapa normalmente é cumprida após a conclusão do Curso de Formação de Oficais Bombeiro Militar (CFO).

Os cadetes da 12ª turma do (CFO), Turma “Alana Ludmila”, ingressaram nas fileiras da Corporação no ano de 2017, por meio do Processo Seletivo de acesso à Educação Superior (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Em decorrência das medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavirus, os cadetes tiveram as aulas do último período suspensas após a conclusão presencial de mais de 90% da carga horária presencial.

Ao longo de quase três anos de muita dedicação ao CFO, eles adequaram suas rotinas à Universidade, à Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” e aos serviços nos quais foram empregados, com o objetivo de servir à sociedade maranhense.

Com o mesmo propósito, tendo em vista o cenário atual, o comando do Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Governo do Estado do Maranhão tomaram a decisão de, em caráter excepcional, antecipar a declaração de Aspirantes a Oficial os militares da Turma “Alana Ludmila”, que ja irão atuar no enfrentamento à COVID-19 e na assistência à população por todo o estado.

O comandante geral do CBMMA, coronel QOCBM Célio Roberto, agradeceu o empenho do governo e da Secretaria de Estado da Segurança Pública no fortalecimento do CBMMA e destacou a grande responsabilidade que agora recai sobre os novos aspirantes após a conclusão do curso.

“Parabenizo os novos aspirantes do CBMMA, os quais acompanhei e posso atestar todo o empenho que tiveram nas operações em que foram empregados durante toda a formação. Agora, a 12ª turma terá novos desafios, devendo comandar e seguir reforçando o papel da nossa instituição que é salvar vidas”, destacou o comandante.

Ao final da solenidade, os novos Aspirantes da Corporação realizaram o tradicional “Fora de forma” e participaram de uma reunião para tomarem conhecimento das cidades nas quais serão lotados a partir da próxima semana. O tradicional “Baile das Espadas”, no momento, não fará parte das comemorações dos formandos, tendo em vista a situação de pandemia que o Maranhão e o mundo vivenciam atualmente.