.

Copa do Mundo: seleção brasileira vence a Suíça e garante vaga nas oitavas de final

O maior evento de futebol do planeta está chegando ao final da primeira fase, entrando essa semana nas últimas rodadas da fase de grupos. Historicamente, o futebol é um esporte que acolhe todas as classes, gêneros e nacionalidades. Por isso, muitas pessoas ficam na expectativa dos duelos de mata-mata e qual país cada seleção pode enfrentar, desenhando assim, o chaveamento até a final.  

A expectativa entorno da seleção que era grande, está se confirmando, com duas vitórias em dois jogos, chegando aos 100% de aproveitamento, juntamente com França e Portugal. “O técnico Tite consolidou uma base para atuar, sendo que já utilizou 19 jogadores nos dois primeiros jogos, contra Sérvia e Suíça, mas Daniel Alves ainda não entrou em campo, aumentando a contestação sobre sua convocação. A tendência é que o treinador Tite utilize mais jogadores na partida contra Camarões, já que o Brasil está classificado para a próxima fase”, diz o professor Me. Clizaldo Luiz Maroja Di Pace França, do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.

Em relação aos torcedores, percebemos que as empresas têm liberado seus funcionários para assistir os jogos da seleção em casa ou têm optado pela transmissão no trabalho. Além disso, há uma expectativa para saber quando serão as próximas partidas do Brasil. “Já imaginamos todos animados e esperançosos pelo último jogo da fase de grupos e pela partida das oitavas de final, que pode ser contra Gana, Uruguai ou Coréia do Sul. No dia 2 de dezembro, a seleção enfrenta Camarões. Nas oitavas de final, o Brasil pode jogar no dia 5 de dezembro, caso seja o 1º colocado no grupo G, ou no dia 6 de dezembro, caso fique em 2º lugar”, explica o docente.  

Como a seleção está se saindo 

O Brasil venceu a Sérvia (2-0) e a Suíça (1-0) e se classificou antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Mundo. Há de se destacar que a seleção pouco sofreu nos dois jogos, sem levar um chute a gol de duas seleções europeias consideradas fortes, que inclusive enfrentaram o Brasil na Copa de 2018, na Rússia. Destaque também para Richarlison, autor dos dois gols no primeiro jogo, sendo um deles um golaço de voleio, talvez o mais bonito do torneio até agora e para Vinicius Júnior que marcou o gol que abriria o placar contra o time suíço, mas estava impedido, sendo assim, anulado e ainda o Casemiro, que anotou o único gol do jogo, depois de passe de Rodrygo, garantindo assim, a vitória.  

Mas Tite perdeu 2 jogadores na primeira partida contra a Sérvia, sendo um deles, um dos favoritos dos torcedores, o Neymar, que fez uma partida razoavelmente boa e fez falta para a seleção no jogo contra a Suíça, e Danilo, ambos com entorses no tornozelo. Os competidores podem voltar nas oitavas de final, caso tudo corra bem.  

Além disso, Alex Sandro, virou desfalque para a partida contra Camarões, com uma lesão no quadril. O treinador tem boas opções para suprir as ausências dos três atletas: Para a lateral direita, Éder Militão, favorito para a continuação da Copa e Daniel Alves, que corre por fora. Para a lateral esquerda, Alex Telles, é a única opção. E para a vaga de Neymar, Fred, opção mais defensiva e Rodrygo, que entrou bem nos dois jogos, disputam a posição. 

O professor Clizaldo, de educação física do UNIPÊ, sugere ainda aproveitar os últimos jogos da fase de grupos e os duelos eliminatórios, como combinar um local para assistir a transmissão, torcer bastante e decorar a casa com os amigos e familiares. “Apesar de se tratar de uma competição, é bom sempre recordar a verdadeira mensagem transmitida pelo evento, que é a integração social, além do respeito pelo próximo, independentemente de cor, raça, crença e orientação sexual”, finaliza.  

###  

Sobre o UNIPÊ – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O UNIPÊ é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, e reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br.