.

“Copa da Prefs” reúne multidão no Centro Histórico para assistir estreia do Brasil no mundial de futebol

Rumo ao hexa, com música e bola no pé. Foi assim que a Prefeitura de São Luís deu a largada, nesta quinta-feira (24), às transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, com o evento “Copa da Prefs” que transmitirá todas as partidas da Seleção Canarinho no mundial de 2022. Para isto, a gestão do prefeito Eduardo Braide disponibilizou uma grande estrutura com telão e palco para shows montados na Praça Nauro Machado, Centro Histórico.

O primeiro jogo reuniu uma multidão que, além do futebol, se divertiu ao som de artistas e bandas locais que se apresentaram no espaço, garantindo a animação da torcida ludovicense que acompanhou a partida entre Brasil e Sérvia, cujo placar foi de 2X0 para o Brasil.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide incentiva, com a realização da ‘Copa da Prefs’, toda uma cadeia produtiva que vai desde o entretenimento à economia da cidade. Com isso, a população pode assistir aos jogos com comodidade e segurança, desfrutando de um espaço com infraestrutura montada em um espaço importante como é o nosso Centro Histórico”, observou o secretário de Comunicação, Igor Almeida.

Trabalhadores, estudantes e famílias foram assistir ao jogo na Praça Nauro Machado. No local, a festa começou antes mesmo do apito inicial da partida. Para fazer o esquenta, o bloco tradicional “Os Apaixonados” representou a cultura popular e o grupo CDC colocou o público para dançar com um repertório de samba e pagode, preparando a torcida para os momentos de tensão que marcaram a disputa.

Depois da partida, a animação ficou por conta dos cantores Fabrícia e Pepê Jr que juntos comandaram um repertório que contemplou desde o axé music até os sucessos do momento. O encerramento foi com a banda Mesa de Bar que não deixou ninguém parado com o melhor do arrocha.

“Preparamos uma programação especial para que a população possa aproveitar com conforto e segurança os jogos da nossa seleção. Seguindo orientação do prefeito Eduardo Braide, disponibilizamos uma grande estrutura que será montada em todas as partidas da seleção. Nossa população está convidada a vir e se divertir conosco”, destacou o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

O secretário da Pessoa com Deficiência (Semeped), Carlivan Braga; o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida e o vereador Marlon Botão (PSB) também marcaram presença no primeiro dia da “Copa da Prefs”.

Diversão e futebol.

O público presente à “Copa da Prefs” aprovou a festa. “Música e futebol, nada é tão brasileiro quanto esta mistura e graças a esta estrutura montada pela Prefeitura de São Luís, pudemos curtir a antes, o durante e depois do jogo. Foi muito bom”, disse o estudante Henrique Melo.

O turista de Belém (PA), Arlindo Melo que está visitando a capital esta semana, escolheu assistir ao jogo na Praça Nauro Machado. “Ter um espaço no Centro Histórico, que é muito lindo, para assistir às partidas do mundial é ótimo. Ainda mais com música e animação da galera”, completou.

Serviços

Além da estrutura de palco, som e telão, a gestão do prefeito Eduardo Braide também disponibiliza, nos dias de evento, serviços como disciplinamento do comércio com a presença da Blitz Urbana; serviços de saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus); disciplinamento do trânsito com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); e ainda a programação cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Bombeiros Civis e homens da Polícia Militar do Maranhão fizeram a segurança da “Copa da Prefs”.

Comércio

A iniciativa da Prefeitura em promover as transmissões dos jogos no Centro Histórico animou os comerciantes que atuam no entorno da Praça Nauro Machado que aproveitaram a partida para alavancar as vendas.

Este foi o caso do vendedor de sorvete Thiago Castro. “Eu já estava pensando em como ia fazer para garantir uma renda nos dias de jogos quando soube que a Prefeitura ia fazer este evento aqui. Vim e não me arrependi porque estou vendendo minha mercadoria e, ao mesmo tempo, assistindo ao jogo”, festejou o ambulante.

A “Copa da Prefs” segue na Praça Nauro Machado durante os jogos do Brasil no mundial. As próximas partidas desta fase serão segunda-feira (28), às 13h, contra a Suíça, e sexta-feira (2), às 16h, contra Camarões.