O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Coordenadoria da Mulher promove rodas de diálogo em Caxias e Timon

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou ações de interiorização de projetos e programas de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, nas comarcas de Caxias e Timon.

As atividades, realizadas de 11 a 13/9, contaram com rodas de diálogo dos programas “Homem Consciente” e “Maria da Penha no Cotidiano” e do projeto “Desperta, Maria!”, em Caxias, e dos projetos “Novos olhares, Novos Valores” e “Desperta, Maria!”, em Timon.

As atividades – acompanhadas pelo presidente da Cemulher/TJMA, desembargador Cleones Cunha – foram desenvolvidas pelo coordenador administrativo, Arthur Darub, e pela assistente de informação, Vitoria Azevedo, com o intuito de promover interação, reflexões e troca de conhecimentos sobre violência doméstica e familiar contra as mulheres, canais internos do Poder Judiciário e informações sobre a rede de enfrentamento, sensibilizando sobre os desafios da temática nas vidas pessoal e profissional.

A iniciativa contou com a parceria da juíza titular da 3ª Vara Criminal de Caxias, Marcela Lobo, e do juiz titular Vara da Infância e Juventude de Timon, Simeão Pereira e Silva.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 11 e 12/9, as atividades foram realizadas no Fórum Desembargador Arthur Almada Lima, em Caxias, e contaram com as palestras dos programas “Homem Consciente”, com homens representantes de órgãos e instituições que fazem parte da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e da população em geral, e “Maria da Penha no Cotidiano”, com mulheres e homens representantes de órgãos e instituições que fazem parte da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e população em geral e do projeto “Desperta, Maria!”, com servidoras e servidores do Poder Judiciário local.

Também no dia 11, a Cemulher/TJMA acompanhou a juíza da 3ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Samira Barros Heluy, em seu projeto “O
Judiciário nas Escolas: com eles, com elas, por eles, por elas”, na Escola Municipal Antônio Guimaraes Bayma, em Caxias.

Nos dias 12 e 13/9, as atividades foram realizadas na Comarca de Timon/MA e envolveram os projetos “Novos Olhares, Novos Valores”, com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e “Desperta, Maria!” com servidoras e servidores do Fórum Dr. Amarantino Ribeiro Gonçalves.