Conselho Empresarial debate obras e investimentos no Maranhão

Pautas como Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE Amazônia), obras e investimentos no Maranhão foram debatidas durante reunião do Conselho Empresarial do Maranhão (CEMA), presidido pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, nesta segunda-feira (26), durante reunião virtual.

Entre as apresentações, foram destacadas as obras do Governo do Estado já executadas e em andamento, os investimentos já realizados e em andamento no Porto do Itaqui, além do recolhimento de sugestões das Entidades Empresariais e a posse do novo presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Barroso Fernandes.

“A parceria entre empresários e Governo é não somente de extrema importância, como necessária para que possamos, de forma unida, discutir, debater e avançar no que é importante para a população do Maranhão”, pontuou o secretário Simplício Araújo.

Para o vice-governador Carlos Brandão, que presidiu a reunião, as reuniões do conselho empresarial fazem parte de uma série de atividades estratégicas do Governo do Estado e reforçam a necessidade de diálogo constante sobre as ações de cada órgão. “Diálogos como esse são importantes para que todo o governo possa ter ciência do que tem avançado e do que está em desenvolvimento no Maranhão”, ressaltou.

Um dos pontos ressaltados foram sobre as obras em todas as regiões do Estado. “Devem ser levadas em consideração todas as obras, pois elas devem atender às necessidades estratégicas do governo, de acordo com o programa de governo apresentado à sociedade”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, que destacou, ainda, que o foco dos investimentos está na educação e na produção.

Entre 2015 e 2020 já foram 35 obras concluídas na área da saúde, com hospitais em todas as regiões; mais de 1.000 obras concluídas na área da educação; 386 obras de espaços de lazer e cultura concluídas; 17 obras concluídas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); 26 rodovias construídas; entre outras.

Falaram ainda o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, sobre os investimentos no porto, e o secretário adjunto de Programas Estratégicos (SEPE), Geraldo Carvalho, sobre o ZEE Amazônia, aprovado na Assembleia Legislativa.

CEMA

Instituído em 2015 pelo governador Flávio Dino, o CEMA é composto por secretários estaduais e representantes das organizações empresariais e produtoras, com reuniões que debatem assuntos de diversos setores, em prol do desenvolvimento do estado.