Conselho de sentença absolve homem em Santo Antônio dos Lopes

O Poder Judiciário em Santo Antônio dos Lopes realizou nesta quinta-feira, dia 1o de julho, uma sessão do Tribunal do Júri, a primeira das três que estão marcadas para a comarca. O julgamento desta quinta teve como réu Júlio César da Silva Lima. Ele estava sendo julgado sob acusação de prática de crime de homicídio, que teve como vítima o homem conhecido como ‘Toinho’. A sessão foi presidida pela juíza Talita de Castro Barreto, titular de Santo Antônio dos Lopes. Ao final o conselho de sentença optou pela absolvição do réu, acatando a tese de do advogado de Júlio César, que foi de legítima defesa.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, esse crime ocorreu em 27 de outubro de 2019, no Povoado Taboca, localidade rural de Governador Archer, termo judiciário da comarca. Segue narrando que Júlio César encontrava-se em uma casa de uma pessoa conhecida como ‘Cabeluda’. Lá, além dele, estavam a dona da casa, uma prima do acusado e a vítima ‘Toinho’. Após certo tempo, o acusado, que estava ingerindo bebida alcoólica, teria iniciado uma forte discussão com a vítima. No meio da discussão, Júlio César teria pego um pedaço de madeira e desferido alguns golpes em ‘Toinho’, atingindo, por vezes, a cabeça da vítima. 

ADITAMENTO

Após o acontecido, Júlio evadiu-se do local e a vítima foi levada ao Hospital Regional de Presidente Dutra, vindo a falecer dias depois. Por causa da morte de ‘Toinho’, houve um aditamento, que é o acréscimo ou o ato de suplementar novos dados aos que já haviam sido acordado inicialmente, na denúncia. Diante disso, o acusado, que antes estava pronunciado a responder por tentativa de homicídio, foi julgado por homicídio qualificado consumado.

Além da magistrada presidente da sessão, atuaram no julgamento o promotor de Justiça Xilon de Souza Júnior, na acusação, e o advogado José Felintro de Albuquerque Neto, na defesa de Júlio César. O réu estava preso. A sessão foi realizada no Fórum Desembargador José Delfino Sipaúba, em Santo Antônio dos Lopes. Mais duas sessões estão marcadas na comarca, sendo uma para esta sexta-feira, dia 2 de julho e a outra para o dia 9 de julho.