Conheça os exames de sangue necessários para começar 2025 com saúde
– Todo início de ano, são traçadas metas para o novo período que se inicia. Na maioria das vezes, as promessas envolvem três coisas: desenvolvimento pessoal, crescimento profissional e cuidar da saúde. Ainda que grande parte dos objetivos fiquem esquecidos pelo caminho, manter a saúde em dia é algo que se pode fazer o ano inteiro, começando pelo básico.
Normalmente, os principais exames solicitados em um check-up são os de sangue gerais, como hemograma completo, colesterol e triglicérides, glicemia, dosagens hormonais, funções renal e hepática e rotina de urina. “Podem e devem ser incluídos exames de sangue mais específicos, além de alguns de imagem e outros que são designados de acordo com a idade, gênero, histórico familiar e antecedentes pessoais/comorbidades do paciente”, explica a Dra. Daniela Rocha, hematologista do Hcor.
Mesmo que sejam exames simples, eles são de extrema importância para a detecção precoce de doenças complexas, como câncer de mama, de próstata, leucemias e linfomas. Graças aos testes de rotina e aos seus resultados, os médicos conseguem sugerir uma abordagem terapêutica melhor, e consequentemente, uma resposta mais efetiva ao tratamento.
“Porém, não devemos subestimar o risco e a evolução ruim que doenças mais comuns como diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial podem ter. Caso os exames estejam normais, é possível a repetição deles em até 1 ano. No caso de alterações, a repetição deve ser feita de acordo com cada paciente e diagnóstico, conforme a orientação do médico”, informa.
Além disso, como uma receita conhecida, os hábitos de vida influenciam significativamente nos resultados dos exames. A atividade física regular, cuidados com a alimentação, controle de peso e evitar tabagismo e o consumo de álcool seguem no topo das recomendações para uma boa saúde.
Precisa de preparo?
A principal recomendação para a coleta de exames laboratoriais geralmente envolve um período de jejum entre 8 e 12 horas, sendo importante atentar-se para não coletar com mais ou menos tempo do que isso. Essa prática é necessária porque a alimentação pode fazer com que as partículas de gordura fiquem suspensas, o que atrapalha a metodologia utilizada e a leitura do resultado.
Pode beber água?
“Ao contrário do que comumente se diz, a ingestão de água pura está liberada. Eventualmente, podem existir orientações quanto à suspensão da prática de atividade física e o uso de determinados medicamentos antes da coleta. Não seguir corretamente as orientações pode dificultar ou ainda determinar diagnósticos errôneos e tratamentos desnecessários”, reforça a Dra. Daniela.
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico.