Conheça os alunos de Tutóia (MA) que ganharam prêmio global de educação
Um grupo de cinco alunos do Centro de Ensino Casemiro de Abreu, no município de Tutóia, Maranhão, ficou em terceiro lugar na categoria Vencedores Nacionais da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. O grupo participou do programa global de cidadania corporativa da Samsung com um protótipo de combustível sólido de alto rendimento e ganhou destaque na iniciativa, que é conhecida por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem soluções para demandas da sociedade usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Os alunos utilizaram cascas de coco e serragem para a produção de um combustível sólido de alto rendimento, que pode ser utilizado para acender churrasqueiras, fogueiras em acampamentos e até em contextos de sobrevivência. O protótipo é produzido com um material barato e acessível do ponto de vista comercial, fornecendo uma chama alta e intensa com duração de 20 a 25 minutos. Além disso, o principal benefício para a sociedade é a remoção de resíduos sólidos do meio ambiente.
Segundo Lute Rafael de Souza, professor de química e orientador da equipe, existe um consumo elevado de coco na região e o resíduo pós-consumo pode contribuir muito com o comércio local. “Estamos em uma região turística e os visitantes consomem muita água de coco. As cascas não são descartadas corretamente e acabam jogadas pelas ruas. Dessa forma, o projeto visa dar um novo uso a esse material, podendo até fornecer empregos para a população local”, explica.
“É inspiradora a criatividade desses estudantes em encontrar novas maneiras de utilizar esses resíduos. Além de contribuir com a sociedade criando uma alternativa de combustível para diferentes situações, eles também estão removendo o lixo das ruas em sua comunidade. Estamos muito orgulhosos desse projeto, pois os alunos entregaram um protótipo inteligente, criativo e sustentável, capaz de atender à uma demanda importante da sociedade”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
“O trabalho desenvolvido pela equipe de Tutóia coloca em prática princípios essenciais do Solve for Tomorrow Brasil, como o protagonismo juvenil, a busca por inovação e o compromisso com a sustentabilidade”, destaca Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação global do programa. “É um projeto que direciona o olhar para desafios e potencialidades específicos do território, relacionando conceitos abordados na escola e a capacidade de resolver problemas no mundo real”.
Durante a 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, a equipe também passou por um processo de mentorias com especialistas do programa. Para o professor Lute, essa foi uma experiência enriquecedora e que trouxe uma visão científica e externa de grande importância. “É uma oportunidade que abre nossas mentes para as possibilidades. Foi nas mentorias que o projeto avançou para uma versão que oferece ação repelente. Esse suporte foi decisivo para o otimismo da equipe e, consequentemente, para obtermos esses resultados incríveis”.
O educador afirma ainda que o Solve For Tomorrow é uma importante plataforma de divulgação para mostrar às pessoas o que tem sido feito na instituição em termos de projetos científicos. “Temos muitos alunos bons, com alto potencial, além de outros projetos científicos produzidos aqui na escola. O programa da Samsung divulga essa ciência que é desenvolvida em nosso município, bem como o potencial que temos para promover ciência em nível de excelência. Nós comemoramos muito essa conquista porque é um privilégio levar a ciência para as pessoas, para as camadas mais carentes da população. Isso dá orgulho tremendo e isso pode ser traduzido na alegria dos estudantes quando souberam do resultado”, conclui.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na 10ª edição, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os dez projetos finalistas da edição.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.