Giro de Noticias

Conheça o estilo de cozinha Boho, tendência que veio para ficar

Ter um lar com personalidade envolve a adoção de vários estilos, que podem ser buscados na mescla das mais diversas inspirações, chegando em algo único e exclusivo. Um estilo que segue esta tendência e junta o visual do étnico, do hippie, passando pelo oriental romântico e até o punk, é o estilo Boho.

O próprio nome é uma junção de duas palavras: Bohemian e Chic, ou seja, uma espécie de estilo boêmio contemporâneo. Ele enaltece suas origens livres, capazes de misturar diversas influências, tendo como resultado ambientes coloridos e repletos de formas, que trazem vida e alegria, principalmente para os cômodos mais ligados à decoração tradicional, como a cozinha.

Ao mesmo tempo, essa multiplicidade deve ser capaz de trazer um visual uniforme, que transmita conforto, requinte e modernidade e até mesmo um toque mais sofisticado. Para isso, as cores e estampas são muito importantes. Móveis e eletrodomésticos também devem ornar com a decoração, que é geralmente mais rústica, mas com toques contemporâneos.

Cores amadeiradas, tons terrosos e cores quentes dão a característica principal do estilo Boho. Podem estar presentes nos próprios móveis ou na decoração, mas devem vir, preferencialmente, contrastando com outros elementos, como as cores das paredes, por exemplo. Essa diferença salta aos olhos de quem vê, proporcionando uma sensação de casa de interior.

Estampas também são muito bem-vindas e condizem com a estética buscada pelo estilo. Formas geométricas oriundas da influência étnica, assim como seus coloridos, ou flores orientais, por exemplo, podem vir a decorar paredes, quadros, ou mesmo uma esteira, móveis ou eletrodomésticos! Tudo fica a cargo da imaginação.

Aliás, móveis e eletrodomésticos devem ser tratados como elementos importantes na composição. Mobílias com um tom mais vintage, geladeiras e utensílios retrô e decoração handmade são a cara do que é ser Boho. Para melhorar, utilize luzes quentes, que enaltecem os tons terrosos: elas conversam melhor com essa paleta de cor. Por esse motivo, deve-se optar por LEDs e, de preferência, luminárias que tragam o rústico e o moderno.

O que não pode faltar em uma cozinha Boho são as plantas. Oriundas diretamente da influência hippie, o verde traz paz e frescor ao ambiente. Arranjos diferentes, vasos ornamentados ou mesmo um jardim vertical composto por ervas aromáticas e temperos frescos dão o toque ideal.

Por fim, a cozinha Boho deve transmitir vida. Utensílios estampados misturados com cerâmicas e louças, assim como buscar acomodar as panelas à vista, isto é, penduradas, dão a sensação de cozinha que está sendo utilizada, longe daquelas cozinhas perfeitas que não parecem ser usadas. Logo, a ecleticidade de estilos permite ir do simples ao moderno da mesma forma, ao utilizar panelas de barro e uma torneira monocomando no mesmo cômodo com muita personalidade.