Conheça 4 lugares que são patrimônios culturais do Brasil

Sem dúvidas, o Brasil é um dos países mais ricos culturalmente em todo o mundo. É fato que os registros arqueológicos, as construções, as ruínas, os pontos arquitetônicos e os demais pontos turísticos são uma riqueza que o Brasil guarda e deve expor para o mundo. Não à toa, o Brasil possui diversos pontos considerados patrimônios da humanidade.

E a possibilidade de visitar locais dessa importância pertinho de você é perfeito, não? Tanto para conhecer um pouco mais do seu país quanto para aproveitar um passeio turístico que vale a pena. Confira, a seguir, alguns dos lugares considerados patrimônios culturais do Brasil!

Centro Histórico de Salvador

A capital do estado da Bahia é uma das cidades mais turísticas do Brasil e uma das que mais guarda registros da nossa história enquanto nação. O Centro Histórico de Salvador, por exemplo, foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985, pois guarda a arquitetura renascentista muito bem registrada e preservada pelos prédios coloridos que encantam a cidade.

Ainda, Salvador, por ser uma das primeiras capitais do Brasil, é parte crucial da nossa história. O Pelourinho, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais famosos do país. 

Centro Histórico de Olinda

Assim como Salvador, Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ela foi fundada no século XVI, e foi um lugar fundamental para a indústria de cana-de-açúcar, que era o ponto focal da economia brasileira até a vinda da família real ao Brasil, em 1808.

Ainda, Olinda é também um importante centro cultural, pois tem um belo conjunto arquitetônico preservado, com casas coloridas e diversas igrejas barrocas. E, é claro, também tem o mar, que é um espetáculo à parte.

Brasília

Construída no centro do país, entre 1956 e 1960, Brasília foi construída para se tornar a capital do Brasil. Houve um planejamento urbanístico e arquitetônico todo pensado para Brasília, o que a tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1987.

A cidade foi criada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, dois grandes nomes da arquitetura e do urbanismo brasileiro. Ela possui uma forma que simula um pássaro durante o voo, e os edifícios repletos de curvas e em completa harmonia são o registro oficial de Niemeyer.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é sem dúvidas um dos pontos turísticos, culturais e históricos mais famosos do Brasil. Não à toa, o Rio de Janeiro é uma das capitais que mais recebem turistas. O mar, o Cristo Redentor e outros pontos culturais como o bairro de Santa Isabel, as praias de Copacabana e Barra da Tijuca e a Baía de Guanabara são registros oficiais da cidade, que atrai, também, muitos turistas, que passam a ter o desejo de morar na cidade – por ser tão cultural e unir o urbano com a natureza, é comum ver famílias procurando por apartamentos de 2 quartos no Rio de Janeiro para se oficializar cariocas.