Compra pública é destaque em Paço do Lumiar com Cidade Empreendedora 

Lançado no ano passado em Paço do Lumiar, o programa Cidade Empreendedora teve como um dos principais focos ações estruturantes que auxiliaram a gestão municipal no desenvolvimento dos pequenos negócios, incluindo aqueles ligados ao turismo. O programa é desenvolvido no município por meio de uma parceria entre o Sebrae e a prefeitura.

O gerente regional do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, explicou que no início do programa foram realizadas consultorias na área de compras governamentais e feito um diagnóstico da capacidade de compras do município para a estruturação de uma política local de compras públicas.

Uma das ações mais recentes do programa Cidade Empreendedora para o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras do setor público, foi a capacitação de servidores da prefeitura sobre os procedimentos e modalidades de compras por parte dos órgãos públicos.

O curso “Gestor Público: saiba como comprar do pequeno negócio”, realizado em agosto, orientou os servidores ligados às compras feitas pela prefeitura de Paço do Lumiar, sobre os processos de contratação pública.
Para incentivar a formalização e fomentar o empreendedorismo, o Sebrae promoveu o Seminário Cidade Empreendedora, que teve a participação de servidores de Paço do Lumiar.  Durante a capacitação, foram repassadas orientações iniciais sobre abertura de micro e pequena empresa, normas, licenças e procedimentos na Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), apresentadas pelo Sebrae e órgãos responsáveis pela emissão dos documentos, tais como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e a própria Jucema.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado Pires Filho, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae. É extremamente relevante a manutenção desse contrato para que o município possa estar em outro patamar na gestão. É um grande momento onde a gestão municipal teve essa visão e acreditou no programa. Hoje, o Sebrae é um grande parceiro com o Cidade Empreendedora dentro do município de Paço do Lumiar e na realização de palestras, cursos, oficinas e demais capacitações. Cremos que, pela diversidade de ações desse programa, os municípios que o adotaram, avançaram muito no caminho do seu desenvolvimento e Paço do Lumiar faz parte desse grupo”, ressaltou o secretário.

Inventário Turístico auxilia a gestão do desenvolvimento do turismo 
Outro instrumento adquirido pela prefeitura de Paço do Lumiar, por meio do programa Cidade Empreendedora, foi o Inventário Turístico, documento elaborado para orientar a gestão pública nas políticas de desenvolvimento do turismo, diversificando a oferta turística e a criação de novos roteiros.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Benedito Amado Pires  Filho, contou que o documento está no site e nas redes sociais da prefeitura, como instrumento de consulta importante para empreendedores do setor de turismo e os próprios turistas que podem se informar dos atrativos do município.
Paço do Lumiar é famoso por sua gastronomia de mariscos e pescado e, também, no artesanato, além de possuir belas praias e portos que proporcionam passeios náuticos, sendo a sede de tradicionais Bumba meu Boi, como o da Maioba e o da Pindoba.
 Radar da Educação: ambiente propício à educação empreendedora nas escolas
A implantação do ecossistema de Educação Empreendedora no ambiente escolar é uma das soluções do Cidade Empreendedora que foi selecionada pela prefeitura de Paço do Lumiar.
Para medir o grau de ambiência favorável para a implementação da Educação Empreendedora na rede municipal de ensino, o Sebrae realizou uma pesquisa com a utilização da ferramenta Radar da Educação Empreendedora. Participaram da ação gestores escolares e funcionários da Secretaria Municipal de Educação. A  ferramenta está disponível para a elaboração de um plano de ação com pontos de melhoria sugeridos na pesquisa.