"
Giro de Noticias

Como ter mais segurança em condomínio? Confira 3 dicas

Segurança pública é um assunto sério, principalmente quando envolve nossos lares. Para evitar riscos e garantir mais tranquilidade no dia a dia, muitas pessoas optam por morar em condomínios, que teoricamente são mais seguros e proporcionam mais tranquilidade para os seus moradores. Por isso, é essencial que esses lugares façam jus às expectativas e contem com todo tipo de proteção aos residentes.

Ao falar de segurança, nos referimos ao termo de forma generalizada. É comum associar o assunto especificamente ao crime, mas no geral, os riscos não se limitam somente a isso. É de responsabilidade do condomínio eliminá-los por completo em todos os aspectos possíveis, pois somente dessa forma é possível garantir a satisfação dos moradores.

Confira algumas dicas, a seguir, indispensáveis para tornar qualquer condomínio seguro.

Instale câmeras de segurança

Hoje em dia, um sistema de câmeras costuma ser a ferramenta mais simples em termos de segurança. Elas precisam ser instaladas em todas as áreas públicas do condomínio, visando pontos estratégicos para garantir a melhor visibilidade possível do local. Isso certamente ajudará a monitorar situações de risco como invasões e acidentes.

Atualmente, já existem câmeras bem avançadas, equipadas com recursos como visão noturna e detecção de movimentos. Algumas delas podem até transmitir imagens diretamente para o smartphone do síndico, proporcionando um grau de segurança adicional.

Garanta um sistema de acesso eficiente

As maiores brechas de segurança dos condomínios se encontram em seu controle de acesso. Deixar qualquer pessoa entrar na propriedade sem um certo grau de atenção coloca todos os moradores em risco, já que não é impossível que sejam criminosos ou indivíduos mal-intencionados.

Além da portaria tradicional, existem muitas formas de garantir que os moradores tenham fácil acesso ao local. Isso inclui tecnologias, como biometria, tags, senhas e muito mais. O que torna o trânsito dos residentes mais prático e ainda mantém seus lares mais seguros.

Faça inspeções regulares

Tratando-se dos riscos relacionados a acidentes, é muito importante realizar inspeções periódicas para garantir que tudo esteja funcionando dentro dos conformes. Para isso, o mais recomendado é a contratação de um profissional especializado em segurança, pois eles já são preparados para analisar precisamente os pontos mais vulneráveis.

Essa inspeção envolve todas as áreas públicas do local, em busca de possíveis falhas que coloquem as pessoas em risco. Isso inclui avaliação do gás GLP em condomínio, das instalações elétricas e muito mais. Somente com esse nível de cuidado é possível garantir que todos os moradores estejam realmente seguros.