Tecnologia

Como se proteger de ciberataques e fraudes digitais?

O primeiro passo para se proteger na internet é ter noção de todas as ferramentas essenciais para sua proteção

Algo que está presente em todos os cantos da internet são os hackers que buscam lesar os usuários leigos da tecnologia. Uma vez experimentado da triste experiência de ter o computador invadido por um malware capaz de roubar informações, o internauta nunca mais irá se esquecer dos sentimentos de ter seus dados levados por um cibercriminoso.

Logo, para acessar determinados sites e domínios, é aconselhado a utilização de Virtual Private Network (VPN) para mascarar o verdadeiro IP do computador. Saber onde encontrar uma boa VPN para download pode ser uma tarefa árdua, porém necessária para manter possíveis problemas bem longe da rede.

Será que existem outros métodos que podem ajudar a identificar fraudes ou possíveis invasões em um computador? Para descobrir isso e desvendar um pouco mais o lado obscuro da internet, basta prosseguir com a leitura.

Dicas para se proteger de ciberataques e fraudes

Na realidade, não existe uma receita certa para conseguir manter-se longe de ataques cibernéticos. Afinal, eles podem surgir quando menos se espera, através de um anúncio ou em sites suspeitos que estão rodando na internet. Os principais alvos desses ataques são pessoas que possuem contas em exchanges e têm uma boa quantidade de criptomoedas.

Mesmo que esses sejam os alvos, não há como os criminosos saberem quem está ou não abonado de moedas virtuais, por isso esses ataques tem como objetivo atingir empresas, pessoas importantes e outros usuários que podem possuir algo valioso para eles.

Dito isso, saber ao certo como manter a segurança enquanto navega em sites, redes sociais ou até mesmo jogos tornou-se uma tarefa mais do que necessária para todos.

Proteção através de antivírus

Com certeza um dos métodos adotados desde as grandes empresas até as pessoas comuns é a utilização de um antivírus de qualidade que pode entregar a segurança necessária ao navegar na web. Estima-se que esses antivírus podem proteger tanto o computador quanto a rede e o celular, fornecendo uma vedação completa das chances de um hacker ou cibercriminoso se apossar das suas informações bancárias e afins.

Um bom antivírus costuma ser pago, mas as grandes empresas por trás desses superapps sempre trazem também uma versão grátis que pode ajudar na proteção inicial. Então, estudar as possibilidades e migrar futuramente para uma opção que proteja melhor a rede é, sem sombra de dúvidas, a melhor ideia.

VPN

Como mencionado, uma das possibilidades promissoras que podem auxiliar na proteção contra ataques é a VPN. Através desse aplicativo, o real IP do computador, além de sua real localização, acaba sendo mascarado, o que impede que cibercriminosos consigam agir.

Ao ter esses dois fatores camuflados na internet, conseguir identificar seu computador em meio a rede e, consequentemente, efetuar uma invasão forçada de alguma forma estão fora do poder do cibercriminoso, dificultando as tentativas de ataque aos seus dados sigilosos e protegidos, que podem guardar senhas bancárias ou números de exchanges que possuem altos valores em criptoativos.

Não acessar sites suspeitos pode ser a sua melhor proteção

Além do antivírus e do VPN, não acessar sites suspeitos pode ajudar o usuário de internet a se livrar de possíveis fraudes digitais e tentativas de invasão. Como apresentado no decorrer deste artigo, na internet existem muitas pessoas mal intencionadas que podem ter acesso ao seu CPF, de alguma forma, e assim conseguir realizar uma fraude digital em seu nome.

Manter-se longe dos sites suspeitos, com uma VPN ativa e um antivírus atualizado e instalado no computador, é a principal arma contra ciberataques e fraudes. Por isso, não esquecer desses três fatores é importante para garantir total segurança enquanto navega no mundo digital.