Como lidar com entupimento de ralos e vasos em casa?

Dicas fáceis que vão te ajudar caso algum cano da sua caso esteja entupido e precise de uma solução rápida e prática

Ralos e vasos entupidos são uma situação muito comum e podem acontecer em qualquer imóvel. Geralmente, são contratempos inconvenientes, já que a água pode demorar para escoar ou até mesmo ficar parada, o que gera mau cheiro e, em alguns casos, o aparecimento de insetos. No entanto, existem maneiras fáceis de resolver o problema que costumam ser muito eficazes. 

Além disso, é importante estar atento ao modo como os itens são instalados. Os canos devem estar sempre bem colocados para que o entupimento não aconteça. No caso de outros cômodos da casa, como o banheiro, por exemplo, escolher vasos sanitários de boa qualidade e que se encaixem perfeitamente no espaço disponível é superimportante. Isso vai impedir que ele fique entupido com frequência.

Confira abaixo algumas soluções que ajudam a desentupir ralos e vasos e que realmente são úteis para esses momentos.

Tente remover a obstrução manualmente

Em alguns casos, a obstrução é visível, por isso vale a pena tentar tirá-la de forma manual. Coloque um par de luvas de borracha e faça essa remoção. Você também pode usar um arame para isso, o que vai dar mais alcance para que você possa empurrar o que estiver obstruindo a passagem dentro do cano.

Utilize uma mangueira de desentupimento 

Caso o entupimento não possa ser resolvido de forma manual, a melhor opção é uma mangueira de desentupimento, uma ferramenta de perfuração retrátil que também é flexível. Você vai usar a manivela da mangueira para enviar um fio de metal pelo ralo. Isso vai retirar ou quebrar o que está obstruindo a passagem. Não se esqueça de limpar a mangueira depois do uso.

Use um desentupidor

Se engana quem pensa que os desentupidores servem apenas para vasos sanitários, eles também são ótimos para serem usados quando a pia da cozinha está entupida. Para garantir uma boa sucção, escolha um modelo que cubra a abertura do dreno, isso vai criar uma verdadeira vedação térmica. Faça um total de seis movimentos uniformes para cima e para baixo e repita o processo até que a água escoe completamente.

Utilize uma panela com água quente

Em casos onde você não consegue observar a obstrução, vale tentar alternativas caseiras para desentupir, usando água quente, por exemplo. Ela ajuda a dissolver os acúmulos que podem estar presentes no cano, como espuma de sabão ou gordura de cozinha. O ideal é repetir o processo no mínimo três vezes. Para amplificar o resultado, faça uma mistura de água quente e detergente neutro — o detergente ajuda a eliminar pelo menos uma parte da obstrução. 

Use um limpador de ralos natural

Outra dica caseira é fazer uma pequena mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio, que pode ser eficaz dependendo do estado da obstrução no ralo ou no cano. Primeiramente, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio e, em seguida, uma xícara de vinagre branco, depois disso tampe o ralo para que a mistura possa fazer efeito mais rapidamente. Espere por pelo menos dez minutos, depois enxague usando água fervente. Você pode repetir quantas vezes for necessário.

Ligue para uma desentupidora 24 horas

Mesmo usando técnicas caseiras de desentupimento, algumas situações podem acabar sendo mais complexas, o que exige um tratamento profissional. Nesses casos, é recomendado que você contrate uma desentupidora 24 horas. Eles possuem todas as ferramentas necessárias para desentupir ralos e canos. Além disso, um profissional vai saber resolver o problema com mais eficiência, evitando danos à tubulação e garantindo maior segurança.