Como funcionam os produtos consignados para revenda? Entenda e veja como ter uma renda extra!

A consignação pode ser uma boa oportunidade, principalmente, entre as pessoas que querem ter uma renda extra, mas não têm um capital de investimento. É o seu caso? Então, fique ligado neste texto porque mostraremos como funcionam os produtos consignados para revenda.

Uma ótima solução para as pessoas que pretendem se tornar empreendedores, a revenda com produtos consignados pode também ser uma chance para expandir diversos negócios. Além, claro, de ser a alternativa para quem deseja aumentar o faturamento, porém, não tem produção própria.

O número de empreendedores não para de crescer no Brasil. Para termos ideias dos números, em 2023, foram quase 3 milhões de novos negócios abertos, de acordo com dados do Mapa de Empresas, feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) junto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Então, se você gostaria de fazer parte desta estatística, buscar por produtos para revenda direto da fábrica, na forma de consignados, pode ser uma boa oportunidade. Afinal de contas, o risco do empreendedor que trabalha com este modelo de negócio é bem menor, já que os itens não vendidos poderão ser devolvidos sem custo.

Como ter produtos consignados para revenda

Está interessado mais sobre o assunto de como ter produtos consignados para revenda? Os passos são simples, porém, é necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas com produtos e fornecedores.

Por esta razão, é essencial conhecer muito bem os itens que serão vendidos, para ter a certeza de que são de qualidade, e encontrar empresas que terão comprometimento. Além disso, não se esqueça de optar por materiais que você tenha uma margem de lucro para trabalhar. Desta forma, será mais fácil ter os ganhos e cobrir todas as despesas da empresa.

Bom, vamos conhecer algumas vantagens de optar por produtos consignados para revenda? Anote aí!

1. A venda pode acontecer em diversas plataformas

As pessoas que optam por revender produtos consignados possuem flexibilidade de como irão divulgar os produtos para os seus clientes. Neste caso, você pode escolher abrir uma plataforma na internet, um e-commerce, ou utilizar os grandes marketplaces para realizar a venda (Mercado Livre, Shoppe, dentre outros), ou criar uma loja no Instagram.

O fato de não precisar de uma loja física, já ajuda nos custos, dando a chance de investimento em outras frentes para atrair mais usuários para o seu negócio.

2. O esforço para fortalecer o produto é menor

Quando trabalhamos com produtos consignados, o investimento em marketing para que todos conheçam os produtos é bem menor que quando estamos trabalhando com itens que ninguém tem o conhecimento. Por esta razão, pode ser uma boa vantagem optar por este modelo de negócio.

Existem diversas marcas que oferecem esta forma de revenda de produtos como, por exemplo, Cacau Show, Natura, Avon, dentre outras. O valor que você gastaria com marketing, poderia investir para aumentar o tráfego na sua plataforma de vendas. Afinal, a concorrência vai existir, não é mesmo?

3. A troca de mercadoria é feita sem custo

Outra vantagem é que, em caso de problemas com a mercadoria, você não terá que arcar com o “prejuízo” para fazer a troca para o cliente. É só acionar o fornecedor que ele se responsabilizará por todo o processo. Isso vale também para produtos que estão acima da validade.

Além disso, você não terá que se preocupar com a produção dos produtos, compra de matéria-prima para confecção, dentre outros detalhes.

4. Aumento na variedade de produtos

Como não é necessário ter um investimento inicial, que seria a compra de mercadoria, os empreendedores que optam por produtos consignados para revenda conseguem ter uma prateleira maior de itens para os seus clientes, aumentando o ticket médio e as opções.

Quanto mais produtos você estiver na sua plataforma, maior é a chance de ter grandes conversões de vendas, já que os consumidores encontrarão o que precisam no seu site.

Bom, agora que você já viu algumas vantagens de escolher produtos consignados para revenda, não se esqueça de escolher o nicho que deseja trabalhar (o ideal é aquele que você tem mais afinidade) e, depois, encontrar o fornecedor que tenha boas recomendações. Boas Vendas!